Apoiadores do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) preparam manifestações em pelo menos 14 cidades de Mato Grosso, no próximo domingo (26), em defesa da gestão iniciada em 1º de janeiro. Atos similares devem acontecer em todo país em resposta aos protestos do último dia 15, que reuniram milhares de estudantes e professores contra os cortes na educação.
Um evento denominado “Carreata em apoio ao presidente Jair Bolsonaro” foi criado no Facebook. Até 14h05 desta segunda (20), 238 pessoas confirmaram presença e 400 marcaram interesse em comparecer nos atos.
O ativista Rafael Yonekubo, militante do PSL e coordenador do grupo denominado Direita MT, afirma que a pauta das manifestações não se resume a apoiar o presidente Bolsonaro. Segundo ele, inclui defesa da reforma da Previdência, do pacote anticrime do ministro da Justiça Sérgio Moro e da CPI da Lava Toga para investigar o Supremo Tribunal Federal (STF) e as cortes superiores do país.
“Não é uma manifestação convocada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas pelo povo brasileiro representado pelos movimentos conservadores e de direita. Respeitamos os protestos dos estudantes e professores, mas queremos mostrar que estamos ao lado do governo. Podemos não reunir tanta gente como na campanha eleitoral, mas será um movimento que vai acontecer em todo país”, pontuou.
Yonekubo também lembra que as manifestações servirão pra pressionar os parlamentares mato-grossenses que votaram contra Bolsonaro. Como exemplos, cita o senador Jayme Campos (DEM) e o deputado federal Valternir Pereira (MDB) que votaram para retirar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) da alçada do Ministério da Justiça.
“Vamos fazer pressão, pegar pesado. A ideia é mostrar aos parlamentares que o povo está atento e apoia o Governo Bolsonaro”, concluiu.
Um dos cartazes para convocação dos atos é assinado pela senadora Selma Arruda, pelo deputado federal Nelson Barbudo, pelo deputado estadual Sílvio Fávero e pelo assessor especial da Presidência da República Victório Galli, todos do PSL. O próprio Yonekubo é servidor comissionado da Assembleia, lotado no gabinete de Fávero.
Veja, abaixo, a lista das manifestações programadas para dia 26:
1 - Cuiabá, 15h - Praça das Bandeiras;
2 - Juína, 15h - Praça da Bíblia;
3 - Brasnorte, 15h - Praça da Bíblia;
4 - Nova Maringá, 15h - Praça Central;
5 – Barra do Garças, 9h - Posto Fiscal de Pontal do Centro;
6 - Primavera do Leste , 16 h - Praça de Eventos;
7 - Rondonópolis, 16h - Av Lions Internacional;
8. Sinop, 16h Praça da Bíblia;
9 - Cáceres, 17h - Praça Barão do Rio Branco;
10 - Pontes e Lacerda, 17h - Av Miguel Gajardoni;
11 - Matupá, 17h - Complexos dos Lagos;
12 - Sapezal, 18h - adesivaço na Avenida Rotary Internacional;
13 - Paranaíta, 15h - adesivaço em frente à Igreja Católica;