Cidinho lança semente para candidatura de Blairo Maggi a presidente da República

Imprimir
+ Política
Domingo, 05 Julho 2015 | Olhar Direto
O senador Blairo Maggi (PR) está pronto para desembarcar no PMDB, acompanhado de seus dois suplentes, Cidinho dos Santos (PR) e Rodrigues Palma (PR), para trabalhar um projeto nacional. É certo que Maggi entrará na sigla já como um dos políticos de maior destaque no país e, o prestígio do seu nome, aliado ao poder político do PMDB, dará ao senador a chance de pleitear uma candidatura a presidente do Senado – ou até mesmo a presidente da República, se o PMDB caminhar nesse sentido.
“O PMDB não ofertou nada ao Blairo com relação a candidaturas. Mas a partir do momento que ele for para o PMDB, se abre uma janela de oportunidades”, observou o primeiro suplente do senador, Cidinho dos Santos.
Ele não descarta a possibilidade de que, estando no PMDB, Maggi venha a disputar a presidência da República. Cidinho trata essa hipótese de forma distante, como algo ainda no plano das ideias, mas já admite que há até um mote que pode ser trabalhado na campanha eleitoral, usando a imagem de Blairo como homem de negócios.
“Não sabemos o que vai acontecer daqui até às eleições de 2018. A tese do Blairo é que nós tivemos um presidente sociólogo [Fernando Henrique Cardoso], depois representantes do trabalhismo [Lula da Silva e Dilma Roussef], e agora precisamos de alguém da área empresarial para gerir o Brasil”, contou Cidinho. “Essa poderia ser uma oportunidade para ele, sim. De repente trabalhar um mote nesse sentido”, admitiu.
Maggi, assim como parte da cúpula do PMDB, tem começado a se “rebelar” contra o governo Dilma Rousseff (PT), do qual sempre foi aliado, e a externar insatisfação com os rumos do país. Isso pode culminar em um rompimento da sigla com o atual governo e uma aliança com a oposição.
Há quem aposte que o PMDB pode até lançar candidato próprio ao Palácio do Planalto, embora a sigla prefira atuar nos bastidores e historicamente tenha indicado vice nas chapas. Nesse caso, Maggi seria um nome de peso também para ser emplacado como candidato a vice-presidente na aliança que abrigar o PMDB.
Presidente do Senado
Cidinho observou, por outro lado, que, atualmente, a possibilidade mais concreta de um projeto nacional para Blairo Maggi é a presidência do Senado, sucedendo Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele fez a ressalva de que o candidato natural do PMDB para o cargo é o senador Eunício Oliveira (CE), porém, vê boas chances para Maggi na disputa em 2017.
“O Blairo hoje está gostando da atividade parlamentar e tem influência muito forte no Senado. Estar num partido forte como o PMDB vai permitir que ele possa pleitear a presidência do Senado, um projeto nacional, que sempre foi o sonho dele também. Essa é uma possibilidade concreta”, afirmou.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews