Lupi afirma que PDT está se afastando de Dilma e vê em Taques potencial presidenciável

Imprimir
+ Política
Segunda, 20 Abril 2015 | Olhar Direto
O presidente nacional do PDT, o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi, afirmou que o PDT já está se afastando do Governo Dilma Rousseff (PT), e que caminha para lançar um candidato próprio a presidente em 2018. Esse afastamento atende a uma das bandeiras que o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), defende desde que assumiu o mandato de senador, em 2011. O assunto foi abordado em um almoço entre Lupi e Taques, em Cuiabá, nesta quinta-feira (16), quando ambos trataram sobre o projeto nacional do PDT.
“Essa ideia do Pedro Taques não é nova. Ele sempre defendeu que nem estivéssemos no governo. Hoje a realidade do PDT não é bem de rompimento com o governo, é de distanciamento. Estamos buscando construir um projeto trabalhista. O caminho é ter candidatura própria já em 2018”, afirmou Lupi em entrevista coletiva no Palácio Paiaguás.

Atualmente, as lideranças do PDT com maior projeção nacional, além do próprio Lupi, são o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o governador Pedro Taques. Porém, Lupi evitou falar em nomes para a disputa, e disse que é preciso pensar primeiro no projeto partidário. Ele também descartou a possibilidade de ele próprio entrar na corrida pelo Palácio do Planalto.

“Temos que inverter a lógica do personalismo na política. Primeiro vamos construir nosso projeto para o Brasil antes de ter o nome. Nossa visão sobre saúde, educação, economia, relações internacionais. Vamos ter ao longo do ano debates sobre cada tema que acharmos importante. E, depois desse projeto, construir uma candidatura”, disse.

O presidente considerou, por outro lado, que Pedro Taques tem potencial para entrar em uma disputa pela Presidência da República. Porém, pela situação atual em que Taques se encontra, no início do seu primeiro mandato como governador, Lupi não acredita que ele venha a se candidatar para o cargo em 2018, de modo que o projeto ficaria para uma eleição futura.

“Potencial ele tem, mas não podemos colocar o trem na frente dos trilhos. A prioridade do Taques é ser um bom governador. A candidatura a presidente vai depender dele. Ele ainda está no primeiro mandato. Primeiro tem que ser um bom governador, e acho que tem tudo para ser. Depois, o futuro a Deus pertence, como dizia minha vó”, concluiu.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews