O governador Silval Barbosa (PMDB) deu um "puxão de orelha" nos secretários, durante reunião realizada nesta segunda-feira (20), no Palácio Paiaguás. Ele desautorizou seu staff a tratar do seu futuro político. "Este não é o momento de traçarmos quadro para a sucessão", disse. O momento, segundo ele, seria o de pensar as políticas de governo que deverão ser implantadas em 2014.
No encontro, o governador ressaltou as mudanças promovidas pelo Governo do Estado em Cuiabá (com as obras da Copa) e no interior (com o projeto MT Integrado). Além de realizar um balanço das ações desenvolvidas pelo governo, Silval cobrou do secretariado o planejamento para o próximo ano.
Ele também recomendou que todos "apertem os cintos", em função do novo quadro financeiro/administrativo, gerado com o aumento salarial recentemente concedido aos servidores. E pediu uma atenção especial ao custeio da máquina administrativa que deverá ser feita pelas entidades que compõem o governo.
Participaram da reunião os secretários de Estado e os presidentes de autarquias. Entre as determinações, Silval pediu mais interlocução com a sociedade, a fim mostrar os avanços do governo realizados pelos órgãos da administração estadual.
Com o pacote de obras de mobilidade urbana em Cuiabá, que inclui o VLT, o Governo do Estado executa também obras que vão dar mais qualidade de vida a Cuiabá, como a preparação de equipamentos esportivos: a Arena Multiuso Pantanal, os Centros de Treinamentos do Pari e da UFMT. No interior, executa o maior programa de asfaltamento da atualidade, o MT Integrado, Sustentável e Competitivo que vai ligar 44 municipios com pavimentação, tirando do isolamento cidades que com este avanço se tornarão competitivas para a produção.
Planejamento
O secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf explicou que além da apresentação das ações do governo do Estado também foi amplamente debatida com os gestores o planejamento para o próximo ano. “Tratou-se de projetos para este ano e para os próximos, pois as ações continuam, independente da gestão”, frisou o secretário.
Para o secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad, o encontro foi muito importante. "É possível traçar diretrizes para as futuras ações da secretaria", disse.