Levantamento aponta suspeita de fraude eleitoral em 9 cidades de MT
Um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo aponta que nove cidades do interior de Mato Grosso têm suspeita de fraude durante as eleições municipais, realizada em outubro deste ano. O possível esquema se dá por meio da transferência coletiva e ilegal de títulos de eleitores entre uma cidade e outra.
Segundo a reportagem, municípios com aumento superior a 20% no número de transferências eleitorais chamaram atenção para a suposta fraude. Em Mato Grosso, as cidades destacadas pelo levantamento são: Nova Nazaré (26,9%), Santa Cruz do Xingu (25,4%), Araguainha (24,6%), Serra Nova Dourada (23,7%), Ribeirãozinho (23,4%), Campos de Júlio (23,4%), Santo Afonso (22,75%), Cocalinho (20,8%) e Ipiranga do Norte (20,6%).
Além dos municípios de Mato Grosso, há suspeita de fraude em outras 73 cidades do país. A grande parte deles com menos de 10 mil habitantes, viram seu eleitorado crescer entre 20% e 46% só com a transferência de títulos de outras cidades.
Além disso, 58 das 82 cidades vivem a inusitada situação de terem mais eleitores formais do que a população residente.
O estado com o maior número de cidades que elevaram em mais de 20% o número de pessoas aptas a votar é Goiás. Foram 19, entre elas Guarinos, a campeã em crescimento (46%), e Davinópolis, onde o eleitorado oficial (4.405) é mais do que o dobro do que toda a população contada pelo IBGE.