Veja o apoio de cada deputado estadual na disputa ao Senado

Imprimir
+ Política
Terça, 18 Agosto 2020 | GazetaDigital
O vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) concentra o maior número de aliados dentro da Assembleia Legislativa. Dos 24 deputados estaduais, 10 dão apoio à candidatura do pedetista ao Senado na eleição que será realizada no dia 15 de novembro próximo. (Veja quadro do apoio de cada parlamentar)
Doze candidatos passaram por convenção em março passado para disputar o Senado, porém, dois deles, a ex-superintendente do Procon, Gisela Simona (Pros), e Júlio Campos (DEM), recuaram da disputa.
Apesar de outros dois candidatos aparecerem na frente em pesquisas, o segundo colocado em apoio parlamentar é o deputado Elizeu Nascimento (DC). Além do próprio, em tese, ele conta com o respaldo de outros 3 deputados do PSL, partido aliado do DC na disputa ao Senado. São eles; Ulysses Moraes, Silvio Fávero e Delegado Claudiney.
Em terceiro lugar em apoio parlamentar está o tucano Nilson Leitão, que conta com os deputados Wilson Santos, Carlos Avalone, os dois do PSDB, e Dilmar Dal Bosco (DEM). Já Carlos Fávaro (PSD), que cumpre mandato tampão no Senado, tem o apoio de Ondanir Bortolini, o Nininho, e de Paulo Araújo (PP).
Também deputado estadual  e candidato ao Senado, Valdir Barranco (PT), além do próprio apoio, conta com o colega de partido, Lúdio Cabral. Ainda desconhecido do grande público mato-grossense, o empresário Reinaldo Moraes (PSC) tem o respaldo de dois parlamentares do seu partido, Xuxu Dal Molin e Sebastião Rezende.
Também no momento, Pivetta conta com o maior arco de aliança (PDT, MDB, PSB, PV, Republicanos, PCdoB.  E ainda articula para ter o apoio do Pros, Rede e Cidadania.  
Convenções
No dia 12 de março foi encerrado o período de convenções partidárias para a eleição que estava marcada para 26 de abril e acabou sendo prorrogada para o dia 15 de novembro por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A vaga ao Senado foi aberta com a cassação da senadora Selma Arruda (Pode) por caixa 2.  
Desistentes
O DEM em convenção homologou a candidatura de Júlio Campos que acabou desistindo sob a alegação da pandemia do novo coronavírus, o que lhe poderia causar problemas de saúde, já que ele é transplantado e tem diabetes. O Pros do deputado João Batista havia apostado na candidatura da ex-superintendente do Proconn, Gisela Simona, que acabou recuando para disputar a Prefeitura de Cuiabá.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews