Procurador da Fazenda, Mauro César Lara de Barros, o procurador Mauro (PSOL) deve disputar a sua oitava eleição em Mato Grosso. O seu nome deverá ser avalizado nesta quinta-feira (12) durante a convenção estadual.
Conforme o apurou junto a cúpula estadual da sigla, Mauro decidiu voltar atrás de sua decisão, e a legenda estaria definindo os nomes que ocuparão a 1ª e 2ª suplência. Mauro é um dos fundadores do PSOL em Mato Grosso, depois de ter deixado o PT em 2003, alegando que a sigla tinha abandonado ideais de esquerda.
Desde 2006, quando disputou a primeira eleição, procurador Mauro não aceita que o PSOL faça aliança com outros partidos, sob alegação que todos no Estado estariam envolvidos com corrupção e práticas que contradiz os princípios da sua legenda.
Na última eleição em 2018, o procurador Mauro obteve 223.053 votos, terminando a disputa por uma das duas vagas ao Senado na 6ª posição de um total de 11 candidatos. Foi a melhor votação de sua história, mas ainda bem longe de lhe garantir uma vaga para o cargo que disputou.
Ao mesmo tempo, representou sua 7ª derrota consecutiva em eleições. Ele já disputou o Senado duas vezes e tentou ser prefeito de Cuiabá por 3 vezes. Também contabiliza uma eleição para deputado federal e outra para o governo do Estado.
Servidor público, o Procurador Mauro já é conhecido no meio político por duas características bem peculiares. Uma delas é que ele só aparece a cada 2 ou a cada 4 anos.
Quando encerra o pleito eleitoral, ele simplesmente some do meio político. Outra marca registrada dele até o momento é o fato de disputar sempre cargos majoritários, com exceção de 2014 quando tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não se elegeu.
A convenção está marcada para ocorrer no Sindicato dos Trabalhadores Profissionais de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Sindpd-MT) à 19 horas na quinta.