Repórter do 'Fantástico' quer saber para onde foi o dinheiro de MT

Imprimir
+ Geral
Sexta, 23 Janeiro 2015 | HiperNoticias
O repórter investigativo, Eduardo Faustini, do quadro “Cadê o dinheiro que estava aqui?” do programa dominical Fantástico, da Rede Globo, está em Cuiabá há uma semana. De acordo com uma fonte do HiperNotícias, o repórter está investigando casos de corrupção referentes a gestão passada do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).
Conforme o HN apurou, o suposto alvo do “repórter secreto” é o escândalo envolvendo empresas do ramo gráfico e as secretarias de Comunicação e Administração do Estado, investigado pela “Operação Edição Extra”.

Recentemente, na operação foi descoberto um desvio de mais de R$ 40 milhões em licitações fraudulentas com o Estado. A Polícia Civil, através da Delegacia contra Crimes Fazendários e contra Administração Pública (Defaz), descobriu que os irmãos Fábio, Jorge e Dalmi Defanti agiam em conluio com os secretários adjuntos de Estado de Administração e Comunicação para conseguir ganhar os certames.

Todas as licitações vencidas pelas gráficas e Print e Defanti tiveram início em 2013, com foco no pregão presencial de nº 093/2011, realizado pela Secretaria de Estado de Administração, e o prejuízo aos cofres públicos, por lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, pode chegar a R$ 40 milhões.

Por conta das investigações, os envolvidos ficaram presos por cinco dias até que a defesa conseguiu a revogação das prisões, no dia 25 de dezembro. A operação foi deflagrada no dia 18 de dezembro e ainda segue em investigação.

No Fantástico, o repórter deve ilustrar a forma em que os empresários conseguiam fraudar os contratos. De acordo com a Polícia Civil, um levantamento técnico feito pelo Ministério Público do Estado (MPE), a quantidade de papel adquirido para a produção de livros a serem entregues na Assembleia Legislativa, no total de 150.000 livros, daria para cobrir o litoral do Brasil se fosse colocado lado a lado cada folha.

ARARATH
Entretanto, outros assuntos que podem ser investigados por Faustini, como a Operação Ararath, deflagrada pela Polícia Federal para combater falcatruas do Estado. Neste caso até o ex-governador foi alvo de buscas em sua residência e acabou sendo pego com três sacos de dinheiro e uma arma com registro vencido.

No mesmo dia da 5ª fase da operação, em maio do ano passado, o ex-secretário de Fazenda do Estado, Eder Moraes e o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), foram levados para a Penitenciária da Papuda, em Brasília, por falsificarem documentos públicos e lavagem de dinheiro.

Além de governador, ex-secretários, deputados e promotores do MPE são citados em vários documentos encontrados na casa de Eder Moraes.

ARQUEIRO
Outro caso de corrupção que deve ganhar repercussão é a Operação Arqueiro, onde em abril de 2014 o Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), vasculhou o gabinete da Secretaria de Assistência Social (Setas). O motivo seria supostas fraudes em convênios e dispensas de licitação para realização de cursos profissionalizantes, como o “Qualifica Mato Grosso” e “Copa em Ação”, ocorridos durante a gestão da primeira-dama e ex-secretária da pasta, Roseli Barbosa, esposa de Silval Barbosa.

REPÓRTER SECRETO
O que atraiu o repórter em Cuiabá são essas operações, consideradas as maiores dos últimos anos no Estado. O programa deve ir ao ar daqui duas semanas e vários escritórios de advocacias também foram procurados por Faustini e a equipe do Fantástico. 

Faustini trabalha em uma saga de sair pelo Brasil para radiografar uma praga chamada corrupção. O rosto do repórter Eduardo Faustini nunca aparece. Mas o resultado de seu trabalho repercute no Brasil inteiro. Foi ele quem encontrou jogados como lixo, em uma base militar, centenas de documentos da época da Ditadura, muitos deles queimados.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews