Indea alerta: focos de raiva em área rural e monitora propriedades em Jangada

Imprimir
+ Geral
Quarta, 20 Março 2024 | DA REDAÇÃO
O INDEA-MT, ULE de Jangada, alerta aos produtores, pecuaristas de Jangada, para a necessidade, mesmo que seja facultativa, da vacinação do rebanho contra a Raiva Herbívora.
Existe circulação viral nas áreas rurais, onde teve focos no mês de Dezembro/2021; em Janeiro/2023 e Janeiro/2024, confirmado em Jangada-MT, quando até em um raio de 12 km da propriedade foco, torna-se obrigatória a vacinação e o reforço da vacina no rebanho.
Fotos do morcego Hematofago Desmodus Rotundus:

Orientações
O animal contaminado apresenta sintomas como apatia, isolamento do restante do rebanho, agressividade, andar cambaleante, dificuldade para engolir líquidos, paralisia dos membros, e outros.
O controle da raiva dos herbívoros se dá com a vacinação preventiva do rebanho. O Indea realiza o controle populacional do morcego hematófago, com a captura dos morcegos nas propriedades.
O Indea alerta para que os produtores comuniquem a vacinação do rebanho bovino contra raiva, nos escritórios do Instituto, e em casos de suspeita, recomenda-se isolar o animal do restante do rebanho, nunca manipular o animal, comunicar a suspeita ao serviço sanitário oficial e procurar a Secretaria Municipal de Saúde.
Em caso de dúvidas, denúncias e/ou notificações o produtor(a), do município de Jangada-MT, deverá ligar na ULE, pelo telefone: 65 3344-1198 ou enviar e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews