Até hoje, nenhum jogador mato-grossense disputou uma Copa

Imprimir
+ Esportes
Domingo, 12 Maio 2013 | OLHAR COPA
A Copa do Mundo é um evento que reúne os melhores jogadores de cada país e concentra milhares de torcedores em frente à televisão e nos estádios. Para os jogadores, chegar a disputar uma Copa é a realização de um sonho, o ápice da carreira. Mato Grosso pela primeira vez recebe o evento em 2014 porém a tradição no futebol, não é o forte. São vários atletas nascidos em Cuiabá ou no interior atuando em equipes locais e até em outras regiões, porém até hoje nenhum jogador nascido no Estado vestiu a camisa da seleção brasileira em um Mundial.
Embora não tenha grande representação no futebol nacional, o Estado tem alguns jogadores que conseguiram o seu espaço em grandes times. Um exemplo é o jogador Paulo Assunção nascido em Várzea Grande e que passou por clubes de expressão no Brasil e na Europa. Ele já atuou no São Paulo, Palmeiras, Porto, Atlético de Madrid, entre outros. Porém nunca participou de uma Copa do Mundo.

Outro atleta que se destaca no cenário nacional é o goleiro Fábio do Cruzeiro – que também já jogou pelo Vasco - nascido em Nobres (143 km de Cuiabá). Ele já disputou algumas partidas pela seleção brasileira, mas não foi a um Mundial pela seleção.
Fábio já jogou pela seleção brasileira, porém nunca disputou nenhuma Copa do Mundo
Muitos pensam que o goleiro-artilheiro do São Paulo, Rogério Ceni que já foi convocado para duas copas pelo Brasil é nascido em Mato Grosso. No entanto, Ceni apenas morou no interior do Estado, mas é natural de Pato Branco (PR). 

Ademir Moreira, Diretor de desenvolvimento de futebol da Federação Mato Grossense de Futebol (FMF) afirma ao Olhar Copa que não há registro de que algum jogador do estado tenha disputado o torneio maior do futebol mundial. 

A história aponta que quatro jogadores nascidos na capital já atuaram pela seleção brasileira. São eles o atacante Traçaia na década de 50, o meia William na década de 90, o volante Beto nos anos 2000 e o goleiro Fábio. O estado vizinho, Mato Grosso do Sul já teve representação na Copa, com o atacante Muller no Mundial de 90.

Mato Grosso tem uma aposta para o futuro. Trata-se do jogador Jean Chera do Atlético Paranaense, que já passou pelas categorias de base do Santos, Genoa (ITA) e Flamengo. Natural da cidade de Vera (486 km de Cuiabá), ele despontou nas categorias de base como uma brilhante revelação. Porém é muito difícil que o garoto dispute a Copa do Mundo em 2014 pela seleção nacional.

Com exceção de bons talentos individuais que hoje atuam em várias regiões do país, o futebol do Estado não se encontra em seu auge, pelo contrário, hoje se mantém na Serie C aos trancos e barrancos. Os clubes enfrentam dificuldades financeiras, falta de apoio e grandes patrocínios e sofrem com a pouca visibilidade que o campeonato tem. A única oportunidade de mostrar o futebol para o resto do país é através da Copa do Brasil, campeonato que é transmitido por vários canais a cabo de esporte.
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews