Meteorologia prevê que frio continue até quinta-feira em MT
+ Cotidiano
Terça, 23 Julho 2013
| DIÁRIO DE CUIABÁ
Boa parte dos mato-grossenses tirou ontem os agasalhos do armário para se proteger do frio e do vento gelado. Porém, o reforço nas vestimentas deverá ser mantido até a próxima quinta-feira. Até lá, a previsão é de que a temperatura continue baixa, segundo o 9º Distrito de Meteorologia (Disme), que fica em Várzea Grande.
Hoje, a tendência é de declínio na temperatura máxima em grande parte do Estado. Em Cuiabá, os termômetros ficam entre 11ºC e 16º, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPETEC), do Instituto de Pesquisa Espaciais (Inpe). A mesma previsão é válida para a quarta-feira. No dia seguinte (quinta), a temperatura começa a subir, com mínima e máxima variando entre 9ºC e 23ºC.
Queda na temperatura pegou mato-grossenses de surpresa; Em Cuiabá, os termômetros chegaram a marcar 16º, com sensação térmica de 12º
A mudança no tempo foi provocada por uma intensa massa de ar polar que atingiu as regiões Sul e Sudeste do país. "O fenômeno denominado friagem passou por Mato Grosso do Sul, atingiu Mato Grosso e segue até a Amazônia", disse o chefe de Telecomunicações do 9º Disme, Waldilson Fidelis.
Ontem pela manhã, o termômetro localizado na Praça da República, no Centro, marcava 16ºC. Porém, para a vendedora Eliana de Souza, 34 anos, a sensação térmica era de 12ºC. "O vento está gelado, chega a cortar o rosto da gente", disse. Além de blusa de frio, calça e sapatos fechados, ela diz que costuma tomar café ou chás quentes para esquentar o corpo. "Um bom café com um pão de queijo bem quentinho ajuda", conta.
Cuiabana, a camareira Deisyty Guarim Fernandes, 23 anos, diz que prefere o forte calor que faz na capital na maior parte do ano. "A mudança no clima já estava previsto desde a semana e deu tempo para a gente se preparar. Mas, para quem trabalha à noite como eu, mexe com água e não pode dormir, o friozinho não é nada bom", comentou. "Para esquentar como uma barra de chocolate ou tomo chocolate quente e até um biscoitinho ajuda", acrescentou.
Já seu namorado Luciano de Almeida, 22 anos, diz que prefere o clima mais fresco. "No calor, a gente soa muito e o sol é muito forte. Hoje (ontem) está um clima bom, agradável", afirmou.
Em Chapada dos Guimarães, a cidade foi tomada pela neblina e a temperatura foi descrita como “congelante” pelos moradores e visitantes.