ARTIGO: PB Leiner: Venderam sonhos! Estamos colhendo tristeza e decepção!
+ Cotidiano
Domingo, 07 Julho 2013
| MÁRCIO CORRÊA GODOY
MÁRCIO CORRÊA GODOY Quando foi anunciada, em 2009, a instalação da Empresa PB Leiner Brasil (fábrica de gelatina) em Acorizal, venderam para nós muitos sonhos. Achávamos que o desenvolvimento econômico iria chegar com sustentabilidade e que a nossa maior riqueza - o meio ambiente - seria respeitado e preservado, porém, após menos de dois anos de funcionamento da fábrica, a realidade é totalmente diferente do prometido: Estamos colhendo tristeza, decepção e a degradação crescente do Rio Cuiabá.
O nosso povo hospitaleiro, humilde e acolhedor recebeu a empresa e seus diretores de braços abertos, com muito carinho, deu toda atenção devida e o respeito até então merecido, assim como sempre faz com quem chega a esta cidade. A empresa de origem européia recebeu ainda incentivos fiscais do governo federal e do governo estadual, este lhe deu a renuncia do ICMS por alguns anos, e da prefeitura municipal o terreno onde está instalada a empresa. Ou seja, além de respeito, consideração e cordialidade, eles receberam também dinheiro público para vir explorar aqui, na cidade do Coronel Tonho.
No período que estavam se instalando venderam muitas promessas. Venderam que iriam transformar a economia local com geração de emprego e renda; venderam que iriam aplicar uma politica educacional e social diferenciada, no combate ao analfabetismo levando a oportunidade de inclusão social, e ainda desenvolvimento pessoal e profissional; venderam que iram estimular o setor pecuário na região; venderam que iriam preservar o nosso Meio Ambiente e fomentar a população a ser parceiro nessa causa.
Um exemplo dessas promessas ocorreu numa reunião da empresa com os professores locais, realizado no dia 29 de junho de 2010, na câmara municipal de Acorizal, quando a representante da empresa falou para os presentes: “O meio ambiente é o coração da empresa, PB Leiner é uma fábrica verde, desta maneira busca realizar suas operações com menor impacto ao meio ambiente. A nossa meta é contribuir para a transformação social e educacional de toda a comunidade acorizalense”.
Souberam vender muito bem! Ou pior, nos enganaram muito bem! Porém como diz o ditado popular: “Mentira tem perna curta”. Não tem nem dois anos de operação efetiva da empresa e percebemos outra realidade da qual foi prometida. O rio Cuiabá não é mais o mesmo, pois a água está poluída, os peixes estão morrendo contaminados. O ar que respiramos algumas vezes vem causando até náuseas, maltratando o povo que tão bem os acolheram.
Os vereadores solicitaram uma visita à empresa, porém foi negado! Manifestantes caminharam quase 4km no dia 29 de junho deste ano, até em frente à fabrica, a fim de serem recebidos por algum representante, porém não deram a mínima.
E assim eles vão explorando sem dar bola para o povo. Os poderes constituídos, tanto nas esferas estadual quanto municipal se calam, tornando-se cúmplices dessa ação devastadora.
Percebemos que pelo grito popular que ninguém é contra a empresa, só pedimos o respeito ao nosso meio ambiente e ao nosso povo.
As manifestações populares ocorridas nos últimos dias por todo Brasil demostraram a força do gigante adormecido, e só através deste meio poderemos mudar o roteiro dessa história, pois ainda esperamos que aquele sonho, possa torna-se realidade.
* MÁRCIO CORRÊA GODOY é perito criminal oficial do estado de Mato Grosso e responsável pelo site Uembê de Acorizal.