Conheça a nova geração do Corolla com mais tecnologia e linhas ousadas

Imprimir
+ Cotidiano
Sexta, 07 Junho 2013 | AUTO ESPORTE
A espera chegou ao fim. Após divulgar uma série de teasers que pouco mostravam do carro, a Toyota revelou nesta quinta-feira (6) o novo Corolla. Conforme Autoesporte adiantou em janeiro deste ano, a nova geração do sedã aposta em ousadia.O modelo foi apresentado na Califórnia, Estados Unidos, em evento para a imprensa especializada.
Sob o capô, o novo Corolla adota, nos EUA, um motor 1.8 de 132 cv  de potência. Há ainda uma versão mais forte, de 140 cv. Uma das novidades é o novo câmbio automático CVT de sete velocidades. A versão topo de linha contará com o modo "Sport", permitindo um desempenho mais agressivo.

Toyota Corolla 2014Toyota Corolla 2014

Totalmente remodelado, o Corolla investe em linhas arrojadas, marcadas por vincos na carroceria. Além de garantir mais robustez, a nova plataforma privilegia o espaço interno e oferece mais conforto aos ocupantes. São 4,62 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos contra 4,54 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos da geração atual.
Na traseira, o carro exibe lanternas redesenhadas, com luzes de LED, que invadem a tampa do porta-malas. Os faróis também ganham novo formado, junto à nova grade frontal, que ficou alinhada ao padrão adotado nos novos RAV4 e Auris. As rodas contam com um desenho mais chamativo e moderno. O interior ficou requintado e mostra mais qualidade em relação à geração anterior . No console central, a novidade é a adoção de uma central multimídia comandada por tela sensível ao toque.
O visual é inspirado no conceito Furia, apresentado no Salão de Detroit, em janeiro deste ano. Na ocasião, o vice-presidente da marca dos EUA, Bill Fall, salientou que a nova proposta de design é ótima, pois "provavelmente não mostra o que as pessoas esperariam de um futuro Corolla".

Toyota Corolla 2014 para os EUA segue de perto as linhas do conceito Furia (foto: Toyota)Toyota Corolla 2014 para os EUA segue de perto as linhas do conceito Furia (foto: Toyota)

E, de fato, todo o conservadorismo da equipe de design da montadora japonesa foi deixada para trás neste projeto. O motivo é justo. O Corolla é o carro mais importante e vendido da marca (é também o mais vendido do mundo, ao lado do Ford Focus). A montadora quer exapandir o alcance do carro, aproximando o modelo do público jovem. Além disto, a Toyota parece ter feito a lição de casa observando a Honda. A rival de seu mal nos Estados Unidos depois da última reestilização do Civic, que deixou o carro mais conservador perante o modelo anterior. Como resultado, a Honda precisou fazer um facelift no Civic antes da hora.
No Brasil
Já em terreno nacional, a realidade é outra. O Civic tem sido uma pedra no sapato do Corolla desde que a nova versão foi lançada em janeiro, reestilizada e adotando um motor mais forte, 2.0. Entre os sedãs médios, a liderança atual nas vendas é do Honda.

Toyota Corolla 2014 para os EUA Toyota Corolla 2014 para os EUA

O cenário certamente poderá mudar no próximo ano. A previsão, de acordo com fontes da marca no Brasil ouvidas pela reportagem, é de que o Corolla chegue ao país em março de 2014, com desenho ainda mais arrojado que a versão apresentada hoje nos Estados Unidos. O carro será fabricado localmente, no complexo industrial da montadora em Indaiatuba, no interior de São Paulo.
Os motores que equiparão o modelo nacional sairão da nova fábrica que a Toyota está esguendo em Porto Feliz, no interior de São Paulo. Ambos, 1.8 e 2.0, com duplo comando variável de válvulas. Os propulsores deverão passar por algum incremento de potência e torque frente aos atuais, de 144 e 153 cv. O câmbio automático de quatro marchas deverá ser substituído por um mais moderno, de seis marchas.
Além do Civic, o carro da Toyota enfrentará ainda, no mercado brasileiro, o Chevrolet Cruze, Renault Fluence e Volkswagen Jetta. Atualmente, o Corolla com motor 2.0 é oferecido por preços entre R$ 72.990 e R$ 82.280. A nova geração provavelmente seguirá esta mesma faixa de preço, o que lhe renderá competitividade no segmento.
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews