Policiais retornam da Bolívia sem pistas de pilotos e de avião de Janete

Imprimir
+ Cotidiano
Sábado, 27 Setembro 2014 | MIDIA NEWS

Conforme o delegado Silveira, todo o trabalho de buscas foi comandado pela Polícia da Bolívia da região de San IgnácioConforme o delegado Silveira, todo o trabalho de buscas foi comandado pela Polícia da Bolívia da região de San Ignácio

Sem sucesso nas buscas na Bolívia , a equipe do delegado Gilson Silveira retornou da Bolívia no começo da noite de sexta-feira (26), após seis dias de busca pelo piloto e copiloto do avião da candidata Janete Riva (PSD), sequestrado no último sábado (20),  em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá).

Segundo Silveira, a Polícia Civil de Mato Grosso, com apoio das polícias civil e militar bolivianas, fez buscas em todas as cidades que fazem a fronteira com Mato Grosso, mas não conseguiu nenhuma pista dos pilotos ou da aeronave, modelo King Air, prefixo ATY. 

Conforme o delegado, todo o trabalho de buscas foi comandado pela Polícia da Bolívia, da região de San Ignácio. Lá, eles montaram uma rede de informação que irá abastecer os policiais de Mato Grosso.

"Acompanhamos inúmeras diligências, mas, infelizmente, ainda não temos nada de concreto. De qualquer forma, foi criada toda uma rede de informação e esperamos ter alguma notícia logo. Embora não tenhamos nenhuma certeza, acreditamos que o avião e os reféns estejam na Bolívia e, por isso, ressaltamos que a polícia de lá está totalmente empenhada no caso", disse Gilson Silveira.

De acordo com a Polícia Civil, em San Ignácio, não há nenhum tipo radar e é nessa região que se tem notícia de um comércio clandestino de aviões e pistas clandestinas. 

Uma das diligências foi realizada na região de Renecheru, onde se encontra uma das pistas de pouso, a 125 km de San Ignácio.

“O delegado local explicou que o radar só começa a ser captado em Santa Cruz de La Sierra, e lá que a polícia boliviana também está mobilizada nas buscas”, afirmou Gilson Silveira. 

Quanto aos pilotos, a Policia Civil mato-grossense e a boliviana acreditam que eles estejam sendo usado pela quadrilha para levar a aeronave até o destino definido pelos bandidos. 

"Não é qualquer um que pilota esse tipo de avião, e eles precisam dos pilotos para levar o equipamento até o destino. Essa é a nossa suposição", disse o delegado.

Para Silveira, enquanto a Polícia Civil não tiver uma prova concreta de que o avião e os pilotos estejam na Bolívia, a atribuição da investigação é da Polícia Civil de Pontes e Lacerda. 

"A partir do momento em que tivermos uma prova efetiva de que o crime ultrapassou a fronteira, o caso será repassado à Polícia Federal, que também acompanha os trabalhos. Mas, por enquanto, o comando dos trabalhos é nosso (Polícia de Pontes e Lacerda)", completou o delegado.

Família

Neste sábado (17), as famílias do piloto Evandro Rodrigues e do copiloto Rodrigo Agnelli irão até a cidade Pontes e Lacerda, para conversar com o delegado responsável pelo caso e tomarem conhecimento específico das buscas. 

Hoje, faz sete dias que o sequestro da aeronave aconteceu, durante um ato político realizado na cidade pela candidata do PSD ao Governo, Janete Riva.

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews