Cadeirante sobe morro de 500 metros acima do nível do mar com ajuda de amigos em MT: 'Realização de um sonho'

Imprimir
+ Cotidiano
Quarta, 11 Agosto 2021 | G1 MT
O policial aposentado Douglas Barros da Silva, de 41 anos, paraplégico desde 2014, subiu o morro de Santo Antônio, localizado a 27 km de Cuiabá, com a ajuda de amigos, no último sábado (6). O morro, íngreme e com muitas pedras no caminho, está a 500 metros acima do nível do mar.
Ao G1, Douglas descreveu a subida como 'surreal' e 'desafiadora'. Segundo ele, essa foi uma forma de quebrar paradigmas relacionados à deficiência física e suas limitações.
"Sempre desejei subir lá, mas como fazer isso era o 'X' da questão, parecia ser inviável. Ao mesmo tempo, algo me dizia que era sim possível e, em uma conversa com um amigo, eu falei sobre meu desejo e ele de pronto disse que topava o desafio e falou que chamaria outros amigos com técnicas em rapel para ajudar", contou.
Tudo foi combinado entre os amigos dois dias antes. Por volta das 6h30 de sábado, o grupo iniciou o trajeto. Foram mais de 2h30min até chegar ao topo do morro. Já a descida demorou 1h30min. Em alguns trechos, com o apoio dos amigos, Douglas usou a cadeira e, em outros, foi carregado pelo grupo.
"Foi com bastante dificuldade, porém, era um desafio a vencer e, com esse pensamento, conseguimos com êxito chegar ao topo. Foi a realização de um sonho, um desejo vindo da alma e do coração", pontuou.
Douglas disse que contou com a ajuda de quatro amigos: o subtenente Marcelo da Mata, especialista em técnicas de rapel, o personal trainer Edjorge Júnior, os professores de educação física Marcelo Ormond e Odiney Lara. O filho do policial, Douglas Junior, de 15 anos, também acompanhou o trajeto.
"No esporte, este foi o maior desafio. Outros desejos que tenho é saltar de paraquedas, voar de parapente e também fazer rapel. Os desejos são vários e a disposição também. O que falta mesmo é incentivo, logística e dinheiro", disse.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews