Bocaiúva pode ser utilizada até em suplementos para animais

Imprimir
+ Agronegócio
Segunda, 24 Junho 2013 | DA REDAÇÃO
A Bocaiúva é uma palmeira existente em todo o Brasil, mas é mais comum no Cerrado brasileiro. Em Mato Grosso é muito utilizada para a culinária, e pode ser encontrada no artesanato local. Na capital mato-grossense, é conhecido como “chiclete cuiabano” por ter a polpa ‘grudenta’. Além dos frutos, toda a planta serve para algum tipo de proveito doméstico, inclusive para os serviços no campo. 
Bocaiúva: fruta pode ser utilizada até em suplementos para animaisBocaiúva: fruta pode ser utilizada até em suplementos para animais
As folhas podem ser utilizadas para suplementos alimentares de cavalos e bois. Sua madeira, nas construções de casa como suporte dos telhados. Seus frutos, ricos em cálcio e potássio, sua polpa e a farinha da bocaiúva são valorizadas no mercado econômico mato-grossense e também em outros estados brasileiros. Usadas em vitaminas, fabricação de sorvete, bolos e pães, a fruta é sinônimo de diversidade. São encontrados entre os meses de setembro e dezembro.
As bocaiuveiras são espécies de plantas resistentes ao calor, por isso são muito encontrados em Cuiabá por apresentar um clima típico do Cerrado. É considerada uma das vegetações mais comum da cidade, fazem partes da paisagem original da região. Há grandes construções de grande porte, que estão sendo realizada em Cuiabá que procuram valorizar está espécie para não tirar o paisagismo. 

A espécie desta planta é considerada uma das nativas com alta potencialidade de fornecimento e óleo para a produção de biodiesel, pois é uma palmeira adaptada as condições climáticas do cerrado, com alta produtividade, e pode obter cerca de dez vezes mais óleo que a soja em muitas área.
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews