Técnicos são treinados para atendimento emergencial para febre aftosa

Imprimir
+ Agronegócio
Quinta, 27 Agosto 2015 | DA REDAÇÃO

O “Simulado de Gabinete em Emergência Sanitária para febre aftosa”, realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, com apoio do Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa-MT), terminou nesta quinta-feira (20.08). Trinta e seis médicos veterinários do serviço oficial de defesa sanitária animal, sendo 31 servidores do Indea, três do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar (Senasag) da Bolívia e dois da Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa) participaram do treinamento. Foram 11 dias de muito trabalho, de experiências intensas e de muito aprendizado. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, esteve na cerimônia de encerramento e destacou a importância da defesa sanitária para a economia de Mato Grosso. “Um dos pontos fundamentais é a questão de segurança sanitária dentro do estado. A cadeia agropecuária em Mato Grosso é a maior em abrangência, disparado. Uma das coisas que a gente vem tentando trabalhar é dar cada vez mais estrutura para o Indea”. 

O treinamento consistiu na realização de atividades dentro do escritório, simulando como seria a execução dos trabalhos frente a um eventual foco confirmado de febre aftosa, como o contato com entidades envolvidas em situações de emergência sanitária, o planejamento de ações e a coordenação das equipes de campo. 

Nobuo Luiz Alberto Tanigut, servidor do Indea no município de Querência, ficou entusiasmado com a dinâmica do treinamento. “Agradeço ao Indea por esse treinamento. Foi realmente, de grande valia. Eu particularmente não tinha ideia do quanto seria produtivo, trazendo bastante conhecimento. Felizmente, em uma simulação, por que não ter a doença no Estado, é o melhor fato”. 

O presidente do Indea, Guilherme Linares Nolasco, destacou a importância do capital humano para a instituição, e o investimento realizado em parceria entre os setores público e privado para a realização de treinamentos. “Estamos a cada dia tentando viabilizar o Indea. A realização de treinamentos é de extrema importância. Temos ainda, outros treinamentos a serem realizados. O Governo do Estado tem investido no material humano, na qualificação do corpo de servidores. E agradeço ao Fesa pelo apoio na realização desse treinamento”. 

Foram abordados temas como: a evolução dos métodos de controle de doenças; formas de ocorrência de doenças; características e utilização de testes de diagnóstico, entre outros. 

Atualmente Mato Grosso é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews