Meraldo deve assumir após o afastamento de Fabris

Imprimir
+ Política
Sábado, 16 Setembro 2017 | RDnews
Ex-prefeito de Acorizal e ex-presidente da Associação Mato-Grossense de Municípios (AMM) Meraldo Sá (PSD) vai assumir a vaga do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), na Assembleia.
Fabris está sendo preso nesta manhã (15) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, também decretou o afastamento do cargo. Ele teria ocultado provas ao levar pasta de sua residência minutos antes da Polícia Federal chegar, ontem, durante a Operação Malebolge.
Agora a prisão precisa ser referendada  pela Assembleia, conforme artigo 29 da Constituição Estadual.  A decisão se mantém Fabris preso ou não depende do voto da maioria dos 24 deputados estaduais.
Eleito segundo suplente da chapa pura do PSD, com 18.006 votos, Meraldo também é ex-secretário de Agricultura do Estado. Ele entra no posto de Gilmar 2 anos e 9 meses depois deste se efetivar na vaga devido à morte, em 2014, de Walter Rabelo, eleito por 27.232. Conforme o artigo 51 do Regimento Interno, pela vaga ser em decorrência de afastamento, a posse no cargo pelo suplente é imediata. Contudo, a ação está sendo questionada pela defesa de Fabris.
Em 2014, Fabris obteve 20.082 votos e agora vê um mandato provisoriamente tirado pela Justiça. Na delação do ex-governador  Silval Barbosa (PMDB), que culminou na Operação Malebolge, o parlamentar está entre os acusados de receber mensalinho e é um dos filmados no dia da entrega da propina.
Ontem (14), agentes da Polícia Federal estiveram no gabinete de Fabris na Assembleia e na residência para fazer busca e apreensão. Hoje, voltaram ao apartamento, no bairro Santa Rosa, para novas buscas.
Fabris saiu do prédio por volta de 5h30, de ontem, carregando uma pasta preta. Nessa hora, diz o parlamentar, em entrevista ao , os agentes federais interpretaram a cena como crime de ocultação de provas. Por isso, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu e o ministro Luiz Fux deferiu o pedido de afastamento e prisão.
Trocas na Assembleia
Caso Gilmar Fábris perca a vaga em decorrência dos desdobramentos do processo, Meraldo seria o quarto suplente a assumir o posto em definitivo. Um foi Fabris com a morte de Rabelo. Os outros dois são Allan Kardec (PT), que tomou posse devido à eleição de Emanuel Pinheiro (PMDB) para prefeito de Cuiabá, e Daltinho de Freitas (Solidariedade), com a eleição de Zé do Pátio (Solidariedade) para prefeito de Rondonópolis. Valdir Barranco (PT) não havia assumido o posto em fevereiro de 2015, mas seu caso foi por decisão judicial, que derrubou Pery Taborelli (PSC) como titular da vaga ao descongelar os votos do petista.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews