DEM já mira prefeituras de Cuiabá e VG

Imprimir
+ Política
Terça, 08 Agosto 2017 | FolhaMax
A crise interna no PSB gerada pelo retorno do deputado federal Valtenir Pereira, egresso do PMDB, pode vir a fortalecer o DEM, com grandes chances de tornar-se um dos partidos mais expressivos em Mato Grosso. 
As articulações do DEM para abrigar parlamentares do PSB envolvem até mesmo o processo eleitoral de 2020, quando estarão em disputa mandatos de vereadores e prefeitos. 
A estratégia do DEM é priorizar a filiação do deputado federal Fábio Garcia para lançá-lo candidato a prefeito de Cuiabá e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho, para ser candidato a prefeito de Várzea Grande. 
Como se trata dos dois maiores colégios eleitorais de Mato Grosso, uma votação expressiva em 2020 aumentaria o poder de cacife do DEM para futuras eleições majoritárias como governo do Estado e Senado. 
Em Cuiabá, a última candidatura própria do DEM a prefeito ocorreu em 2000, com o atual prefeito Emanuel Pinheiro. Naquela época, a legenda ainda se chamava Partido da Frente Liberal (PFL). 
O partido é tido como sem expressão em Cuiabá não sendo capaz de eleger sequer vereadores nas últimas eleições municipais. 
Porém, o quadro pode se reverter em decorrência da crise interna gerada pelo PSB, uma vez que, os parlamentares se sentem incomodados com a intransigência do diretório nacional presidido por Carlos Siqueira de manter o deputado federal Valtenir Pereira à frente do partido em Mato Grosso sem qualquer consulta às bases. 
Por conta disso, o deputado Eduardo Botelho dá como certa a ida de toda a bancada do partido na Assembleia Legislativa para o DEM. 
De acordo com o parlamentar, é aguardada apenas a abertura da janela partidária em março do próximo ano para concretizá-la. 
Pela legislação, só é autorizada a mudança de partido no último ano do exercício do mandato parlamentar, o que favorece somente deputados estaduais e federais. 
O Supremo Tribunal Federal (STF) já firmou entendimento que a lei da infidelidade partidária não se aplica aos detentores de cargos majoritários que são prefeitos, governadores, senadores e o presidente da República. 
“Está praticamente fechada essa questão. Vai para o DEM a bancada do PSB na Assembleia Legislativa e os dois deputados federais [Fábio Garcia e Adilton Sachetti]”, assegurou. 
Por outro lado, o deputado federal Valtenir Pereira não descarta a possibilidade de manter os parlamentares no partido. 
“Nós ainda estamos discutindo a permanência de todos. Existe prazo suficiente para diálogo e acredito que podemos chegar a um consenso”, ressalta.  
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews