Acorizal é o 4° município do estado que mais recebeu denúncias através do aplicativo Pardal

Imprimir
+ Política
Quarta, 28 Setembro 2016 | DA REDAÇÃO

Acorizal é o quarto município do estado que mais recebeu denúncias através do aplicativo Pardal, que permite que os eleitores de todo país façam denúncias de propaganda eleitoral irregular, tanto nas ruas como na internet e em veículos de comunicação. A ferramenta foi lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 de agosto, logo após o início da campanha.

Mato Grosso registrou até agora 669 denúncias. Cuiabá lidera com 92, seguido por Jauru com 44, Alto Araguaia com 30 e Acorizal com 28. O pequeno município da Baixada Cuiabana registrou mais denúncias que grandes municípios do estado, como Várzea Grande, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde.

Do total de denúncias no estado, 41% (276) foram por propaganda eleitoral; 19% (124) por crimes eleitorais; 11% (71) por uso da máquina pública; 10% (66) por compra de votos e 4% (25) por doações e gastos eleitorais. Outros crimes eleitorais registraram 16% (107).

APLICATIVO

Qualquer cidadão pode fazer denúncia de irregularidade praticada por candidatos e partidos políticos. A denúncia é feita pelo próprio aplicativo, com o envio de fotos, vídeos ou áudios que comprovem indícios de crime. O material é encaminhado automaticamente para análise do Ministério Público Eleitoral, que avalia a consistência das informações recebidas e pode formalizar denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade.

Além da propaganda irregular, também é possível denunciar outras irregularidades como compra de votos, uso da máquina administrativa ou gastos irregulares.

O aplicativo está disponível para as plataformas IOS e Android.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews