Deputados estaduais articulam para assumir comando do PSDB de MT após seis anos sob Leitão

Imprimir
+ Política
Quarta, 18 Maio 2016 | OlharDireto
Em sua primeira convenção pós filiação do governador José Pedro Taques (PSDB), prevista para a segunda quinzena de agosto, o Diretório Regional do Partido da Social Democracia Brasileira corre sério risco de sair rachado. Isso porque os quatro deputados estaduais desejam o controle da agremiação, enquanto o deputado federal Nilson Leitão, atual presidente, há seis anos no comando, deseja se reeleger, mesmo que para isso seja necessária a bênção da Executiva Nacional – e isso ele consegue fácil.
Considerado “queridinho” de Taques, o presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf (PSDB), defende que é hora de os deputados estaduais assumirem a agremiação. “A bancada federal conduziu dois mandatos e muito bem. Nilson foi muito feliz nesta condução. Conseguiu ampliar para três  deputados estaduais [agora quatro], e deputado federal mais votado”, citou Maluf.
“Tenho defendido que a bancada estadual deva conduzir o processo [de eleição do novo diretório]. Ficou mais fácil agregar com a vinda do governador Pedro Taques e, creio eu, o  PSDB tomou uma nova dimensão,  para se preparar para as eleições”, emendou o presidente da Assembléia.
Maluf argumentou que o Estatuto não permite novo mandato para o atual presidente. “Não dá para o Nilson ser reeleito. Futuramente vai ter uma reunião com o governador para discutir a melhor alternativa. Minha defesa, neste momento, para a condução do partido, é que os deputados assumam”, afirmou ele.
De qualquer forma, a bancada entende que a figura do governador deve ter maior influência, na definição. Nos bastidores, o nome da secretária adjunta Paola Reis, da Casa Civil, é vista com alternativa para dirigir a legenda.
Guilherme Maluf não crê, porém, que haja disputa pelo comando do ninho. “Não... Não credito [em disputa interna]! Acredito que vai haver entendimento. Muitas pessoas estão qualificadas para ocupar uma série de cargos dentro do partido. E para trabalhar tem que ter grupo grande e preparar o PSDB para eleições municipais e estaduais”, afiançou o presidente da Assembléia.
Nilson Leitão assumiu a direção do PSDB em 2010, após a derrota do ex-prefeito e atual deputado Wilson Santos para o governo de Mato Grosso. Santos era o presidente da Executiva Regional e entregou o comando da legenda para Nilson Leitão e ex-secretário Permínio Pinto Filho.
Em 2014, o PSDB elegeu um deputado federal - o próprio Leitão - e três esdauais: Wilson, Maluf e Saturnino Masson. Há poucas semanas, o deputado Baiano Filho deixou o PMDB e ingressou no  ninho tucano.

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews