AL se aproxima dos vereadores e realiza cursos de capacitação

Imprimir
+ Política
Quinta, 08 Outubro 2015 | KLEVERSON SOUZA - Assessoria da Presidência

A Assembleia Legislativa vai promover cursos de capacitação para os vereadores do interior em temas como licitação, contabilidade e jurídico. Na noite desta quinta-feira (8), O presidente do Legislativo estadual, Guilherme Maluf (PSDB) esteve na União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat) para a assinatura do convênio que também incluiu a cessão de um veículo usado para a entidade.

Maluf destacou a interiorização da Assembleia Legislativa, que já iniciou o projeto “Assembleia Itinerante” no fim do mês passado no município de Comodoro (distante 650 km da capital), e agora valoriza as Câmaras Municipais, começando a capacitação dos vereadores do interior, por meio da Escola do Legislativo da Casa de Leis.

“Vamos trabalhar em conjunto com a Ucmmat em alguns projetos para aproximar os Legislativos e traçar políticas públicas conjuntas. Podemos somar esforços, estamos propondo o trabalho de capacitação aos vereadores e servidores das Câmaras Municipais. Também temos a TV e Rádio Assembleia que são importantes ferramentas de comunicação para também fazermos a integração”, disse Maluf.   

A aquisição de ambulâncias para atender os 141 municípios que serão adquiridos com os R$ 20 milhões economizados nos primeiros meses de gestão da atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e a contrapartida de mais R$ 20 milhões do Poder Executivo também foi considerada por Maluf como atitude de interiorização das ações do Legislativo.

Presidente da Ucmmat, Edileuza Ribeiro, disse que em 32 anos de vereança, não tinha visto atitude como essa da Assembleia Legislativa promover a capacitação de vereadores.

“Agradecemos a parceria da Assembleia Legislativa e a sabedoria do presidente Guilherme Maluf. Isso mostra que os deputados estão perto da população e dando valor ao vereador”, opinou. 

Vereador por Canarana, Renato Locatelli (PSD) afirmou que a realização da capacitação é importante em função dos parlamentares municipais em muitas situações, terem formação em áreas diversas, mas de necessitarem de maior conhecimento de gestão pública.

“O Brasil está passando por uma reforma política, a Assembleia Legislativa está melhorando suas leis e os vereadores precisam se adequar, então esse curso é importante para os vereadores que estão distantes da capital e precisam de melhor conhecimento técnico”, analisou.

As leis municipais serão elaboradas com mais qualidade com a realização desse curso de capacitação, na opinião da vereadora Salete Bergamin, de Juína.

“Nós legisladores temos que estar a cada momento, analisando os projetos de lei para entender e interpretar, e esse curso vai qualificar o parlamentar, beneficiando o município e a população”.

Coordenadora da Escola do Legislativo, Érika Bussiki, explicou que a Assembleia Legislativa vai ceder o espaço para os vereadores do interior participarem da capacitação. Por meio de parcerias, serão buscados os instrutores para oferecerem o curso também sobre o papel do vereador, projeto de captação de recursos e lei orgânica do município.

HOMENAGEM – Durante o evento, Guilherme Maluf recebeu moção de aplausos da Câmara Municipal de Lambari D´Oeste, Juara, Santo Antônio do Leverger, Peixoto de Azevedo e Santa Carmem.

 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews