Governo lança programa de inclusão produtiva

Imprimir
+ Política
Segunda, 29 Junho 2015 | Setas
O Governo de Mato Grosso lançou na manhã desta segunda-feira (29.06) o Emprega Rede, primeiro programa de inclusão produtiva em rede do país criado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) para instituir uma política pública integrada e voltada à inclusão sócio produtiva da população em situação de risco e vulnerabilidade social. 
A partir de agora, todo cidadão que estiver em busca de emprego poderá acessar os serviços do Sine por meio da rede sócio assistencial (CRAS, CREAS), por meio de delegacias de polícia, do Programa Ação Integrada, dentre outros órgãos e entidades da sociedade organizada. No Sine, o trabalhador terá um atendimento psicossocial, acesso a cursos de qualificação e encaminhamento para vagas de emprego. Para tanto, o Governo do Estado contará com a parceria da iniciativa privada. 
Durante a solenidade, o programa recebeu as primeiras adesões de empresas e também do Sistema S. Para o governador Pedro Taques, a presença da classe empresarial foi uma demonstração de confiança na atual administração. “Agradeço a participação e a credibilidade da iniciativa privada, o que atesta que o Estado de Mato Grosso não é só o órgão executivo. Todos nós somos responsáveis pela transformação deste estado”. 
Ao definir o Emprega Rede como um programa criado para diminuir as desigualdades entre os mato-grossenses, o governador Pedro Taques observou que esta iniciativa da Setas vem de encontro ao propósito de sua administração, já prevista no seu programa eleitora, que é de não deixar nenhum cidadão, nenhum município ou região para trás. 
“As pessoas em condições de vulnerabilidade, cidadãos em condições de dificuldade, devem merecer um tratamento diferenciado. São as chamadas ações afirmativas, discriminações positivas em que o Estado busca equiparar estas situações que são de desigualdade. E é isto que propõe o Emprega Rede”, afirmou o governador. 
O chefe do executivo ainda destacou o tratamento que a Setas, representada pelo secretário Valdiney de Arruda, vem dando às pessoas em situação de vulnerabilidade. “O que estamos vendo hoje é uma virada de página nesta pasta, o fim do assistencialismo e o início de uma nova era, em que o governo lança programas como o Emprega a Rede, que vem para tratar gente com dignidade. Esta é a função de um governo. Ações em que você toca nas pessoas, mas sem encostar nas pessoas. Muitas vezes pensamos em grandes obras e daqueles que mais precisam”, frisou o governador. 
Ao final, o governador deixou um recado de entusiasmo para o secretário Valdiney de Arruda e equipe: “Nosso estado é um grande produtor de soja, girassol, de gado, o que é muito importante. Mas, o mais importante em nosso estado são as pessoas. Você está tratando do que nós temos de mais raro, que são as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade”. 
Durante o evento, representantes do Senai, Senac e Senar (Sistema S) fizeram apresentação das ações que serão desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado pelo Emprega Rede e ratificaram a disponibilização de 5.100 vagas para cursos gratuitos de qualificação. 
Sete empresas assinaram termo de adesão ao programa: Forte Comercial Ltda, Goiano Atacado de Frutas e Verduras Ltda, Industrial e Comercial Almeida Ltda, Norte Sul, Norte Sul Real Distribuidora e Logística Ltda, Sborchia Indústria e Comércio de Papés Ltda e Suprilev Comércio e Distribuidora Ltda. 
Além de um grande número de servidores da Setas, participaram do evento o governador do Estado de Rondônia; Confúcio Moura, o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Álvaro Gomes, os secretários de Estado de Ciências e Tecnologia, Luzia Helena Trovo Marques de Souza; de Desenvolvimento Econômico, Seneri Kernbeis Paludo; de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorileo; de Planejamento, Marco Aurélio Marrafon e de Gestão, Júlio Cezar Modesto dos Santos, e representantes da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), Sindicato dos Atacadistas e Distribuidores (Sincad) e Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon/MT).

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews