Riva diz que deixa Assembleia ‘redonda’, aponta leis e afirma que não roubou e nem teme prisão

Imprimir
+ Política
Sexta, 30 Janeiro 2015 | Olha Direto
“Não sou desonesto! Não sou ladrão! Não desviei dinheiro público!”. A declaração do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Geraldo Riva (PSD), em tom de desabafo, marcou sua entrevista coletiva de despedida da vida pública, após cinco mandatos consecutivos como deputado estadual e seis à frente da presidência.
José Riva concedeu entrevista coletiva, ao lado dos filhos, no final da manhã desta quinta-feira (29), na sala das Comissões do Edifício Dante de Oliveira, para fazer um balanço dos 20 anos que passou no comando do Poder Legislativo de Mato Grosso.  
 
“Enfrentei tudo o que deveria a um custo caro. Custou tempo, saúde e dedicação. Quem assumir a Assembleia Legislativa sabe que vai pegar uma gestão ‘redonda’, em condições de ser  administrada sem sobressaltos. Quando assumi [em 1995],  a Assembleia devia dois orçamentos. Hoje não deve ninguém”, comparou ele.
 
José Riva afirmou que não teme ser preso, quando perder a imunidade parlamentar. E até faz planos sobre o futuro trabalho. “Sempre ganhei  a vida vendendo terras e, às vezes,  madeira. Creio que vou fazer isso”, observou ele.

Como legislador
   
José riva é o deputado que mais apresentou projetos de lei na história da Assembleia Legislativa. Foram 13.268 propostas, com 470 leis aprovadas e sancionadas.  De 1995 a 2015, foram 57 emendas constitucionais apresentadas, 113 leis complementares, 1208 leis ordinárias, 470 projetos de resolução, 5 decretos legislativos, 556 requerimentos, 5.726 indicações, 5.133 moções, e um total de 13.268 proposituras sugeridas. Ao todo, são 470 leis aprovadas e sancionadas.
 
Riva avaliou que mais acertou do que errou ao longo desse período, e citou projetos relevantes que contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso.

“De uma forma ou de outra, ajudei a melhorar a vida das pessoas. A lei do cheque-caução, que depois se tornou nacional, com a apresentação e sanção da presidente Dilma Rousseff (PT), do Fethab, que partilha recursos com os municípios, em que pese à decisão judicial que suspende a distribuição, do primeiro emprego para os jovens, da garantia de bolsa de estudos para estudantes carentes em universidades estaduais (Promat), da garantia do repasse de 2,5 da receita corrente líquida de Mato Grosso para a Unemat”, pontuou.
 
Com seis mandatos de presidente da Casa de Leis em cinco mandatos, Riva observa que uma das conquistas foi à aproximação do Poder Legislativo da sociedade. “Criamos vários instrumentos para construir essa proximidade, como a TV Assembleia, que é referencia nacional, realização de mais audiências públicas no interior, só no ano passado foram 257. O Espaço Cidadania atendeu em 2014, mais de 21 mil pessoas, todos os dias, mais de 1.500 pessoas visitam essa Casa de Leis, também temos o instituto memória, que preserva a história e nos orgulha, a Escola do Legislativo, que capacita o cidadão, a ouvidoria. É preciso entender, que a Assembleia Legislativa não é este prédio, é preciso o compromisso de manter a sintonia com a população”, argumentou Riva.

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews