Bolsonaro vence Lula em transferência de votos

Imprimir
+ Política
Terça, 13 Fevereiro 2024 | ReporteMT
O ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL) é o político que mais transfere votos para um candidato que venha a receber o seu apoio na disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2024. O segundo na preferência de transferênca de votos é o presidnete Lula (PT). Os dados constam na mais recente pesquisa do Instituto Percent Brasil, divulgada nesta terça-feira (06).
Segundo os números divulgados, 23% dos eleitores cuiabanos votaram “com certeza” no candidato que fosse apoiado pelo ex-presidente. Outros 12,9% disseram que poderiam votar em quem fosse apoiado por ele, enquanto 45,8% afirmaram que não votariam em um candidato apoiado por ele “de jeito nenhum”. Não souberam responder 18,3%.
A tendência é que o deputado federal Abílio Brunini (PL) seja o apoiado por Bolsonaro, principalmente por serem os dois do mesmo partido.
O segundo a mais transferir apoio é o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ao todo, 18,3% dos eleitores disseram que votariam em um candidato apoiado por ele. Outros 19,4% disseram que poderiam votar no candidato do líder petista, mas 42,9% disseram que não votam de jeito nenhum em quem tiver o apoio de Lula. Não souberam responder 19,4%.
O nome escolhido pelo diretório municipal do PT de Cuiabá foi o do deputado estadual Lúdio Cabral, mas a decisão final é da Executiva Nacional, que pode optar pela ex-deputada federal Rosa Neide (PT). Como o PT integra uma federação com o PV e com PCdoB, se o escolhido for José Roberto Stopa, ele pode acabar tendo seu nome impulsionado com o apoio do petista.
A pesquisa foi realizada entre 1º e 4 de fevereiro de 2024, de forma presencial. Ao todo foram ouvidas 1.200 pessoas. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 06359/2024.
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews