PF deflagra operação de combate a invasão de áreas da União e prende 2 irmãos de ministro e ex-prefeito; prejuízo de R$ 1 bilhão

Imprimir
+ Polícia
Quinta, 27 Novembro 2014 | MIDIA NEWS

A PF está fazendo buscas em casas no bairro Pioneiro, em Lucas do Rio Verde (Foto: CenárioMT)A PF está fazendo buscas em casas no bairro Pioneiro, em Lucas do Rio Verde (Foto: CenárioMT)

O ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, foi detido na manhã desta qiuinta-feria (27), pela Polícia Federal, em . Ele é suspeito de ter participação em um suposto esquema de de invasão de terras da União, investigado pela Operação Terra Prometida.

Estão sendo cumpridos 52 mandados de prisão preventiva, 146 mandados de busca e apreensão e 29 de medidas proibitivas nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sorriso, Tapurah e Campo Verde.

Franz é um dos maiores empresários do agronegócio em Mato Grosso, e foi prefeito de Lucas do Rio Verde por dois mandatos, entre 2004 e 2012.

Também teriam sido detidos o diretor do Luverdense, Edu Pascoski, e Valdir Sbabo, corretor de imóveis que atuava em Itanhangá.

Os três foram encaminhados para a delegacia de Diamantino e serão transferidos para a Superintendência da PF de Cuiabá.

Estariam foragidos o advogado Valdir Niquelin, que atuaria para Franz, e o empresário Odair Geller.

Terra Prometida

De acordo com a Polícia Federal, a organização vendia lotes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) destinados à reforma agraria. 

Conforme a PF, 80 fazendeiros aplicaram esse golpe em mil terras da União, o que pode ter gerado um prejuízo de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.

A Operação Terra Prometida foi deflagrada nesta quinta-feira (27), em Cuiabá e nove outros municípios do Norte do Estado. 

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Diamantino (MT) e, dentre os alvos, estão oito servidores públicos. Há também investigados nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O nome da Operação “Terra Prometida” remete à promessa de terras feita por Deus ao povo escolhido.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews