PRF apreende carga de defensivo agrícola avaliada em R$ 1,4 milhão

Imprimir
+ Polícia
Sábado, 18 Outubro 2014 | REPÓRTER MT

Carregamento estava dentro de carreta que seguiria para Sinop.Carregamento estava dentro de carreta que seguiria para Sinop.

A Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso (PRF-MT) apreendeu ontem (17), no final da tarde, na BR 364 KM 258 em Juscimeira uma carreta VOLVO/FH, conduzida por um homem de 42 anos. Ao realizar fiscalização no veículo foi detectada uma carga três toneladas de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai. 

Total estimado da carga R$1.464.400,00 que seriam levados para Sinop-MT. O condutor foi detido e a ocorrência foi encaminhada à polícia Federal de Rondonópolis.

Segundo o PRF Ênio Cléber, especializado em crimes ambientais o maior problema deste tipo de crime não é o tributário. Existe o dano à  saúde, pois este tipo de defensivo agrícola é proibido de ser comercializado no Brasil. O dano ambiental também é imenso, pois não é um defensivo seletivo, além de contaminar o lençol freático.

Nessa ocorrência pode- se observar três crimes diferentes: crime de contrabando, contra a saúde pública e crime ambiental. Há cerca de 2 anos, um estudo científico detectou resquícios de agrotóxicos no leite materno de mulheres de Lucas do Rio Verde, ou seja, os danos para a sociedade são imensuráveis.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews