Policiais militares poderão voltar a usar farda antiga

Imprimir
+ Polícia
Sexta, 12 Setembro 2014 | Midia News

Indicação do presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado Romoaldo Júnior (PMDB) reacendeu a polêmica sobre o uniforme operacional da Polícia Militar, em Mato Grosso. Há pouco mais de uma semana passada, o deputado solicitou o retorno do antigo fardamento do tipo 4º A – azulão, que foi substituído pelo cinza, após 40 anos de uso. 

Conforme Romoaldo Júnior, o pedido partiu dos próprios policiais, insatisfeitos com a atual farda. “Os policiais reclamam que a nova cor quebra a tradição e até mesmo a identidade da polícia. Eles dizem que o novo uniforme não impõe o mesmo respeito que o anterior, então é justo que pedido deles seja atendido”, afirmou o parlamentar, por meio da assessoria de imprensa. 

Romoaldo lembrou que mesmo contra a vontade da maioria da corporação, o Governo de Mato Grosso decidiu mudar a farda, trocando o uniforme azul petróleo pelo cinza bandeirante. Conforme ele, desde 2013, época em que o uniforme foi substituído, 60% da tropa já não eram favoráveis a mudança. 

Presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militar (ACSPM/BM), o cabo Adão Martins da Silva destacou que, à época da proposta de mudança do fardamento, todas as representações dos militares foram contra. 

Porém, fez questão de deixar claro, que no momento, a prioridade da Associação é lutar pela qualidade de vida e valorização dos policiais, sendo que a solicitação feita junto ao deputado Romualdo Júnior não partiu da instituição. 

Apesar disso, Adão Martins diz que a ACSPM/BM é favorável ao retorno do antigo fardamento seguindo os padrões estabelecidos pela legislação. “A associação recebe muitas reclamações dos policiais em relação a qualidade do material porque o atual tecido não teria a mesma durabilidade que o anterior, além de sujar mais”, comentou. 

Segundo Romoaldo Júnior, o pleito da corporação foi encaminhado ao secretário da Casa Civil, secretário de Estado de Segurança Pública e ao Comandante Geral da Polícia Militar. 

Por meio da assessoria de imprensa, o Comando da PM informou que o novo uniforme segue a legislação, aprovada pela Assembleia Legislativa. Quanto às reindicações da classe, disse apenas que se houver alguma “indicação” de mudança, a solicitação será recebida e analisada de compatível ou não. 

A troca de uniforme foi feita pelo Estado sob a alegação de que o novo modelo foi idealizado com base em pesquisas e visava proporcionar maior conforto aos militares. O custo para a mudança foi da ordem de R$ 5 milhões.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews