Equipe da Hemocentro estará nesta terça em Jangada para receber doadores dispostos a salvar vidas

Imprimir
+ Geral
Domingo, 26 Junho 2016 | DA REDAÇÃO
Moradores de Jangada poderão doar sangue através da equipe da Hemocentro, que estará nesta terça-feira (28.06) a partir das 8 horas no Posto de Saúde (Bairro da Cohab). A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.
A coleta será feita até as 16 horas. Os doadores poderão ainda realizar diversos exames através da coleta do sangue. É importante a participação da população nessa ação. Os doadores ganharão a “carteirinha do doador”.
DOAÇAO DE SANGUE- As condições básicas para doar sangue são sentir-se bem, estar com boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento de identidade com foto, válido em território nacional. Para o dia da doação é necessário não estar em jejum, fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes, evitar alimentos gordurosos três horas antes.
PESSOAS QUE NAO PODEM DOAR- Aquelas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas, que fizeram tatuagem ou colocaram piercing, nos últimos 12 meses, em estabelecimentos não controlados pela Vigilância Sanitária, que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos últimos anos.
APÓS A DOAÇAO- O doador recebe instruções referentes ao seu bem-estar e poderá, posteriormente, conhecer os resultados dos exames feitos em seu sangue. Estes testes servem para detectar doenças como AIDS, sífilis, doença de Chagas, vírus HTLV I e II, hepatites B e C. Outro exame revela o tipo sangüíneo. Em caso de sorologia positiva de algum dos testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra para confirmação e, se necessário, encaminhado a um serviço de saúde. O material infectado é descartado e não será usado para transfusões.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews