Estado e municípios de mobilizam para dia de combate ao mosquito em MT

Imprimir
+ Geral
Quinta, 11 Fevereiro 2016 | SES - MT
Neste sábado (13.02), será realizado o “Sábado da faxina. Não dê folga para o mosquito Aedes aegypti”. A mobilização conta com a participação do Ministério da Saúde, Governo do Estado e municípios para chamar a atenção para a importância da limpeza e eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A iniciativa faz parte do Plano Emergencial de Enfrentamento ao mosquito, articulada pela Sala Estadual de Comando e Controle.

A estratégia é supervisionar residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais com o auxílio dos agentes de saúde e endemias, voluntários da Defesa Civil e homens do exército.

O secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, destaca que diante do quadro, o governador Pedro Taques solicitou o empenho de todos e que não irá medir esforços no enfrentamento. “Precisamos nos unir e trabalhar com maior firmeza e dedicação. É uma questão de saúde pública. É uma responsabilidade de todos, mas cabe ao poder público agir de forma organizada, orientando e dando as condições de trabalho. Estamos fazendo um forte apelo de integração, de prioridade. Precisamos de um trabalho conjunto e permanente para que possamos ser eficientes no combate ao mosquito”, disse Bermudez.

O superintendente da Defesa Civil, tenente-coronel BM, Abadio da Cunha Junior, explica que a iniciativa é de responsabilidade de cada município, mas destaca que a participação da população é indispensável na ação contra o mosquito. “Esperamos o empenho dos 141 municípios do estado. Temos de combater esse mosquito e a única forma de controlar essa epidemia é destruir todos os potenciais criadouros do vetor. Dois terços dos criadouros estão dentro das residências. Por isso, precisamos que toda a sociedade se mobilize. Caso contrário, não vamos ter sucesso”, ressaltou Cunha.

Em Cuiabá, a mobilização já começou na quarta-feira no bairro Dom Aquino. A expectativa para a mobilização de sábado é de que 4.800 imóveis sejam visitados por 110 agentes de combate a endemias, 104 agentes comunitários de saúde e 200 homens do Exército. Também estarão participando agentes das Secretarias de Ordem Pública, Obras e Serviços Urbanos.

Em Várzea Grande, a ação será realizada nos bairros Ponte Nova e Alameda e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, com atuação de 50 agentes de endemias e 150 homens do Exército.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews