Após "libertação relâmpago", PGR deve entrar com pedido de suspeição contra ministro Gilmar Mendes

Imprimir
+ Geral
Quinta, 02 Julho 2015 | HipeNoticias
Após a decisão repentina do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de libertar o ex-deputado José Geraldo Riva (PSD) após menos de 14 horas de prisão, a Procuradoria Geral da República, em Brasília, estuda entrar com um pedido de suspeição ao ministro mato-grossense.
De acordo com fontes do site HiperNotícias, o próprio procurador-geral Rodrigo Janot já estaria preparando o documento para entregar ao presidente da Suprema Corte, Ricardo Lewandowski.
“A forma como se deu a soltura do ex-parlamentar é suspeita. O próprio procurador-geral está preparando a denúncia”, disse a fonte.
O motivo da suspeição é que o ministro tenha beneficiado o réu. Riva é defendido por Rodrigo Mudrovitsch, advogado de Gilmar Mendes em vários processos e professor do Instituto Brasileiro de Direito Público, que tem Mendes como um dos sócios-fundadores.
O pedido de revogação da prisão foi protocolado pelos advogados Rodrigo Mudrovistch e Valber Mello por volta das 13h20 (horário de Brasília). Às 16h foram juntados novos documentos à petição e às 19h já foi divulgado o despacho de Gilmar Mendes. 
"Ad referendum da Turma para determinar a suspensão da ordem de prisão decretada pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá/MT, na Representação Criminal 15072- 93.2015.8.11.0042", diz o despacho do ministro.
Na semana passada, a 2º Turma do STF decidiu pela soltura de Riva após um empate, no qual o voto de Gilmar Mendes foi decisivo. O ex-deputado estava preso há quatro meses. 
Nesta semana, Riva foi novamente preso na manhã de quarta-feira (1), por decisão da ministra Selma Arruda, e cumprida por agentes do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco).
Na primeira prisão, ele foi acusado de desviar aproximadamente R$ 62 milhões, por meio de licitações fraudulentas. Na prisão de ontem, diferente da primeira denúncia, a operação afirma que encontrou indícios de um novo desvio de dinheiro. Segundo os autos, esse valor chega a R$ 10 milhões. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews