Programa ofertará 5.100 vagas para cursos de qualificação profissional no Sistema S

Imprimir
+ Geral
Segunda, 29 Junho 2015 | HipeNoticias
Na tentativa de igualar as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, o Governo de Mato Grosso lançou, nesta segunda-feira (29), o programa Emprega Rede, que ofertará 5.100 vagas para cursos de qualificação oferecidos pelo Sistema S. A ação será realizada por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).
De acordo com o titular da Setas, Valdiney Arruda, o projeto tem como premissa básica o fortalecimento do sistema público de emprego e trabalho decente. Dessa forma, o ‘Emprega Rede’ busca dinamizar o mercado de trabalho de Mato Grosso, promovendo de forma mais eficiente a entrada de jovens profissionais ou a reinserção de desempregados no mercado de trabalho.
“Com o projeto todos ganham. O Estado ganha por meio do aumento da produtividade do trabalho e dos lucros de forma específica”, disse o secretário.
Conforme Valdiney, o programa promove também a cidadania de grupos que se encontram em situação desfavorável no mercado de trabalho como, por exemplo, as pessoas com deficiência, famílias com crianças em situação de acolhimento, egressos do trabalho escravo, do trabalho infantil e de medidas socioeducativas.
Durante o lançamento, o governador Pedro Taques (PDT) iniciou seu discurso perguntando: "as pessoas são iguais?" Em seguida, ele próprio respondeu, lembrando que, infelizmente, não somos iguais e que cabe ao Estado trabalhar para extinguir essa desigualdade.
“O Estado deve buscar equiparar situações como essas. Na campanha eleitoral, está escrito que nós não deixaríamos nem um mato-grossense para trás. Não adianta nós pensarmos em grandes obras, porque dá o chamado 'comichão' por conta dos recursos públicos, e esquecermos os detalhes, que são as pessoas que mais precisam. E o que mais importa nesse Estado são as pessoas”, afirmou.
VAGAS
No momento, são ofertadas 1.300 vagas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), sendo 900 exclusivas para cursos na área da suinocultura, resultado de uma parceria entre a Setas, o Senar-MT e a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat). Estas vagas serão distribuídas em todos os 141 municípios mato-grossenses.
Outras 3.800 vagas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) também estão disponíveis, sendo 2.600 para cursos de Educação a Distância (EAD) e 1.200 para Pré-Emprego.
O Pré-Emprego é o resultado de uma parceria entre Setas e Senai-MT, a fim de ajudar os estudantes de Ensino Médio ou do 9º ano do Ensino Fundamental, acima de 16 anos, a darem o pontapé inicial na carreira. O curso é gratuito e com duração de 400 horas. 
A qualificação profissional básica no curso de Auxiliar de Administração visa preparar os estudantes para o atendimento ao público, atendimento telefônico, apoio na execução de processos administrativos e de recursos humanos, finanças e serviços gerais de escritório. 
Para participar do projeto, as prefeituras precisam disponibilizar a sala de aula (com capacidade para 40 lugares) e realizar o acompanhamento dos estudantes por meio da Secretaria de Assistência Social.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews