Ônibus do juizado especial atende população de Acorizal

Imprimir
+ Geral
Quarta, 27 Maio 2015 | Folhamax
A equipe do Juizado Especial Itinerante (JEI) está atendendo de hoje até sexta-feira (27 a 29 de maio) no município de Acorizal (62 km ao norte de Cuiabá). O ônibus está na praça principal, das 8h às 12h, e das 14 às 18h, para solucionar questões de menor complexidade, que são de competência dos juizados especiais, e levar maior comodidade e acesso à justiça à população.
Poderão ser resolvidas questões como pensão alimentícia, direito de visitas, reconhecimento de paternidade, cobrança, brigas com vizinhos, problemas que ferem o direito do consumidor, entre outros. Quem precisar apenas de orientações sociais também poderá recorrer ao JEI.
O juizado busca resolver as demandas incentivando a conciliação e a mediação para que os conflitos se resolvam de forma pacífica. Apenas em último caso elas se transformam em processo judicial. Para isso, conciliadores acompanham o JEI.
A equipe é formada por servidores e magistrados que, com o auxílio de um gabinete itinerante montado no interior de um veículo equipado com a estrutura de um juizado, avaliam causas cíveis e criminais que não excedam o limite de 40 salários mínimos.
Entre os dias 22 e 26 de junho o JEI prossegue seu trabalho no interior do Estado. Desta vez o ônibus estará em Juruena (880 km a noroeste). Logo após, a equipe vai para Castanheira (779 km a noroeste), onde atenderá de 29 de junho a 3 de julho.
O juiz Emerson Luis Pereira Cajango, coordenador do JEI, estará nos dias 25 e 26 em Juruena e nos dias 29 e 30 em Castanheira.
A jornada deste ano vai levar atendimento jurídico gratuito à população de oito municípios mato-grossenses somente neste primeiro semestre. A expectativa é levar o serviço para todas as regiões de Mato Grosso neste ano de 2015.
Onde o JEI passou - O juizado itinerante já passou este ano por Barão de Melgaço, Nova Maringá, Nova Brasilândia e Deciolândia. Em 2014, o JEI percorreu toda a Baixada Cuiabana e foi até Rondolândia (1.600 km a noroeste), o município de Mato Grosso mais distante da Capital.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews