Operação combate crimes e MP prevê novas prisões de políticos em MT

Imprimir
+ Geral
Quarta, 20 Maio 2015 | Olhar Direto
A Polícia Judiciária Civil (PJC) tem como objetivo retirar das ruas cerca de mil criminosos que atuam em diversos municípios do Estado. As ações fazem parte da operação ‘Top Five’, que tem como objetivo prender os cinco principais ‘chefes do crime’ de cada unidade policial do Estado. Os inquéritos alvos serão os de grande repercussão. O Ministério Público Estadual (MPE-MT) não descartou o envolvimento de grandes figuras políticas.
“Cada localidade identificará quem são os cinco chefões que atuam na sua área para retirar essas pessoas de circulação. Os trabalhos estão sendo feitos de forma integrada e as equipes contaram com o auxilio de informações da inteligência das policiais Civil e Militar. Serão 200 inquéritos elucidados, sendo 100 na capital e outros 100 no interior”, disse o secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque.
Ao todo, são 164 unidades instaladas em todo o Estado, sendo assim, seriam pelo menos 820 pessoas detidas. Porém, somando-se a conta os comparsas de possíveis quadrilhas que podem estar envolvidas, este número provavelmente deve ultrapassar a marca de mil detenções. Segundo apurou a reportagem, dois casos de extrema repercussão estão praticamente finalizados e devem ser divulgados em breve.
O Procurador Geral do Estado, Paulo Prado, não descartou o envolvimento de grandes figuras políticas: “Se eles (políticos) aparecem nas investigações, iremos colher o máximo de provas, e se estiverem envolvidos, serão presos da mesma forma”, garantiu. Ele ainda acrescentou que “queremos saber quem são aqueles que estão sangrando o Estado, para coloca-los no devido lugar”.
Paulo Prado ainda explicou que, se necessário, antecipará o concurso público que está previsto para os próximos meses para que seja montada uma força tarefa. O secretário Mauro Zaque finalizou dizendo que “divulgar a operação não irá atrapalhar os trabalhos. Os inquéritos já estão em andamento”.
Operações "Karcharias"  e "Top Five"
As operações  "Karcharias"  e "Top Five" serão realizadas em todo o Estado de Mato Grosso. A primeira, "Karcharias", do grego "Tubarão", é voltada aos crimes contra administração pública e tributários e a "Top Five" está focada na prisão das cinco maiores lideranças criminosas que atuam nos municípios de Mato Grosso.
A primeira terá duração de 100 dias para conclusão de 200 inquéritos e a segunda, prazo de 50 dias, para as unidades cumprirem ordens judiciais, como prisão dos líderes e comparsas, desarticulando a atividade criminosa chefiada pela liderança presa. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews