Raiva Bovina é detectada na zona rural de Jangada

Imprimir
+ Geral
Quinta, 30 Abril 2015 | DA REDAÇÃO
Um caso de raiva bovina foi detectado no município de Jangada, na comunidade assentamento Paredão, localizado cerca de 40 km da sede, num animal que morreu com suspeitas da doença. O proprietário comunicou o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA), que coletou material e encaminhou ao Laboratório de Apoio a Saúde Animal (LASA/MT), onde confirmou a doença através de exames laboratoriais.
De posse do resultado positivo, uma ação vai ser desenvolvida pelo Escritório Local do Indea, num raio de 12 km do local, conforme a geografia da região, visando o controle e a erradicação através de visitas a todas as propriedades próximas da propriedade, onde foi constatada a doença.
De acordo com o responsável pela ULE, o ciclo rural é a principal transmitido por morcegos hematófagos (morcegos vampiros) aos animais domésticos. Portanto o alertamos os produtores caso encontrarem abrigos de morcegos (poço, casas abandonadas, cavernas dentre outros locais), animais com sinais de sugadura de morcegos ou se encontrarem animais na sua propriedade com andar cambaleando, salivação, ranger de dentes ou caídos notifiquem imediatamente a unidade do INDEA do seu Município.
A Secretária Municipal de Saúde, Erica Assis Xavier, informou que a secretaria já recebeu a notificação e que todos os procedimentos em relação aos humanos estarão sendo tomadas, até o momento as pessoas não apresentaram anormalidades, estarão sendo deslocada a equipe responsável na segunda-feira (04).

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews