CPI da Copa é instalada e ex-governador poderá ser convocado

Imprimir
+ Geral
Terça, 31 Março 2015 | Por: GABRIEL SOARES
A reunião de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as obras da Copa do Mundo de 2014, realizada nesta terça-feira (31), terminou com a definição de três sub-relatorias e a votação de 23 requerimentos para dar prosseguimento aos trabalhos. 
O presidente da CPI, deputado Oscar Bezerra (PSB), confirmou que há possibilidade de que o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e o ex-secretário da extinta Secopa, Maurício Guimarães, sejam convocados para prestar depoimento. Contudo, a prioridade no momento é adiantar as investigações. 
“Primeiro vamos requerer todas as investigações e auditorias já feitas sobre essas obras, e ouvir as pessoas que fizeram essas análises. Só então vamos chamar os supostos envolvidos nos problemas para depor, como ex-governador, ex-deputado, ex-secretário da Copa. Tudo será colocado em votação, e acredito que essas convocações vão ser aprovadas”, disse Bezerra.
 
A CPI foi desmembrada em três sub-relatorias, cada uma dedicada a uma linha de investigação, para dar celeridade aos trabalhos. O deputado Mauro Savi (PR) ficará responsável pela relatoria geral.
 
"Essa é a maior CPI já instalada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. É gigantesca, e por isso criamos sub-relatorias. Vamos nos esforçar para concluí-la no prazo", explicou o presidente da comissão.
 
Wagner Ramos (PR) será responsável pelo primeiro eixo da investigação que focará nos projetos básicos e executivos e pagamentos dos mesmos. Já no segundo eixo, o deputado Silvano Amaral (PMDB) ficará responsável pela análise dos contratos e licitações. No terceiro eixo, Dilmar Dal'Bosco (DEM) analisará a execução e fiscalização das obras da Copa.
 
REQUERIMENTOS
 
Também foram aprovados requerimentos que serão encaminhados à Controladoria-Geral da União e do Estado, o Ministério Público Federal e Estadual, Tribunal de Contas da União e do Estado, Superintendência da Caixa Econômica de Mato Grosso, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Planservi, Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e Assembleia Legislativa, para que enviem, no prazo de 72 horas, todos os documentos referentes às Obras da Copa do Mundo em Cuiabá.
 
Também foram aprovadas as convocações das primeiras testemunhas para depor na CPI. São eles o Controlador-Geral do Estado Ciro Rodolpho Gonçalves; os auditores do Estado Nilva Isabel da Rosa, Silvio Leite de Barros Filho, Leonardo Cândido Moreira, Marcelo Zavan, José Celso Dorileo Leite; o secretário-chefe do Gabinete de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira; o promotor Clóvis de Almeida Junior; o procurador da República em Mato Grosso Guilherme Fernandes; e o presidente do Crea Juares Silveira Samaniego.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews