Secretaria de Saúde intensifica ações para combater o aumento de casos de hipertensão em Jangada

Imprimir
+ Geral
Sábado, 19 Julho 2014 | ASSESSORIA
Visando diminuir o número de casos de pessoas com hipertensão arterial no município, a Secretaria de Saúde de Jangada vem intensificando as ações de combate á doença. O foco principal das equipes da Secretaria é a conscientização dos hipertensos. A unidade do PSF Urbano realizou na última sexta-feira (18.07), uma palestra para orientar o grupo de hipertensos.
Durante a palestra, a enfermeira Sandra Ferreira destacou a importância do exercício físico e da alimentação saudável para o combate a hipertensão. “Existem fatores específicos que levam à hipertensão. O sobrepeso e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco que levam a pessoa a desenvolver a doença. Assim como sedentarismo e ingestão excessiva de sal, por isso é muito importante a orientação aos hipertensos, destacou Sandra.

Campanha da Prefeitura Municipal de JangadaCampanha da Prefeitura Municipal de Jangada

Um dos grandes problemas da hipertensão é que os pacientes que sofrem desta doença normalmente são assintomáticos, ou seja, não sentem absolutamente nada – daí a mesma também ser conhecida como a “assassina silenciosa”. É muito comum os pacientes descobrirem a patologia justamente quando já sofreram um derrame ou um infarto.
A Secretaria de Saúde destaca ainda que a Administração Municipal proporciona espaços para atividades físicas que são abertos para a população. O município conta hoje com três Academias da Melhor Idade, tudo para proporcionar opções de lazer e pratica de atividades físicas para os munícipes.
Como prevenir a doença
Se a hipertensão não for controlada e acompanhada por médicos, pode comprometer o bom funcionamento de órgãos, causar o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto no miocárdio. Se não cuidada pode comprometer seriamente as funções dos órgãos, como por exemplo, rins e coração. Confira algumas dicas de como prevenir a doença:
  • 1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
  • 2. Pratique atividades físicas todos os dias.
  • 3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
  • 4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e com mais frutas, verduras e legumes.
  • 5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
  • 6. Abandone o cigarro.
  • 7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
  • 8. Siga as orientações de seu médico ou profissional da saúde.
  • 9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews