Municípios do Território da Baixada Cuiabana realizam Conferência Regional de Economia Solidária em Jangada

Imprimir
+ Geral
Terça, 24 Junho 2014 | DA REDAÇÃO

Aconteceu nesta terça-feira (24) na comunidade do Mutum, Zona Rural de Jangada a 3ª Conferência regional territorial da baixada cuiabana da Economia Solidária.

 

O evento antecede a realização da Conferencial Estadual de Economia Solidária e tem a função de elencar propostas e eleger delegados para a plenária Estadual que vai definir as propostas de Políticas Públicas e soluções a serem discutidas no Plano Nacional de Economia Solidária.

 

A economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida.

 

Preconiza o entendimento do trabalho como um meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.

 

Além disso, a Economia Solidária possui uma finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de Economia Solidária se projetam no espaço público, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável.

 

Dos 14 municípios, apenas 05 se reuniram nesta etapa, divididos em três categorias: Empreendedores da Economia Solidária, Entidades de apoio e Gestor Público. Puderam discutir e trocar experiências de sucesso com outros representantes da economia solidária em todo o estado.

 

Ao final do evento, um relatório final com as propostas foi elaborado e ocorreram as eleições dos delegados para a etapa estadual da conferência de Economia Solidária acontece nos dias 02 e 03 de julho, que visa à elaboração das propostas para o Plano Estadual de Economia Solidária para ser levada à III Conferência Nacional de Economia Solidária no mês de novembro em Brasília.

 

Participaram do evento vários representantes de entidades e órgãos, sendo: SEDUC/MT; SEMA/MT; Assessora Pedagógica de Jangada; Secretario de Educação de Jangada; Instituto Morro da Cutia de Agroecologia (IMCA); Comissão Pastoral da Terra (CPT); Centro de Formação em Economia Solidária; Rede de Educação Cidadã de MT; ASVAG; Associação dos Artesões de Chapada a Mão; CEBI/MT; Fundos Rotativos Solidários; Grupo de Mulheres Flor do Cerrado; Incubadora ARCA/ETT; Grupo Feito por Nós; Movimentos e Associações: Migue Confecções; Núcleo de Produção de Mulheres do CPA; Grupo Só Arte; Equipe Gestora da E.E. do Campo Damião Mamedes; Educadores (as) das Escolas Estadual e Municipal de Jangada; Presidente do Sindicato Rural de Jangada; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego; Alunos (as) do Curso de Especialização EJA e ECOSOL da UFMT/SEDUC; Professores de Atualização da educação do Campo SEDUC; Fundação Bom Jesus de Cuiabá/MT; Associação das Mulheres do Assentamento 21 de Abril de Cuiabá/MT; UNICAT.

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews