Participantes do “Projeto Japuíra” encerram treinamento e começam a produzir para empresa de Cuiabá

Imprimir
+ Geral
Quinta, 28 Novembro 2013 | DA REDAÇÃO
Após 90 dias de treinamento, onde aprenderam todas as técnicas para se confeccionar uma camiseta de malha, as 10 mulheres que estão participando do “Projeto Japuíra” em Jangada já começaram a produzir para uma empresa de Cuiabá. O treinamento, que era realizado das 7 ás 17 horas por uma instrutora de Rondonópolis, foi encerrado nesta quarta-feira (27.11).
Estiveram presentes na solenidade de encerramento do treinamento as assistentes sociais do município, Alessandra Campos e Cristiane Morais, o coordenador do projeto Osmar Rodrigues e o consultor do IMA Homero de Carvalho.
Qualificação profissional e geração de emprego e renda. Foi com esses objetivos que a Prefeitura Municipal de Jangada articulou junto ao Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA) a vinda do projeto “Japuíra” para o município. A unidade produtiva de confecção de camisetas está instalada em Nova Jangada desde o mês de Agosto.
O projeto coloca as máquinas de costura industriais à disposição dos alunos, fornece o material inicial (tecido, linhas, etc) e traz as instrutoras. A Prefeitura Municipal, entidade parceira, por sua vez, oferece o local e toda a infraestrutura para a realização do treinamento e do projeto durante todo o período.
 
Referência
 
O Projeto Japuíra nasceu como uma forma de estender os benefícios da cotonicultura à população mato-grossense.  Desde o seu surgimento em Rondonópolis (210 km ao Sul de Cuiabá), em 2004, ele já possibilitou a formação de 34 grupos especializados na confecção de peças de vestuário. Entre os municípios contemplados, estão Nortelândia, Arenápolis, Denise, Nova Guarita, Alto Paraguai, Sapezal, Pedra Preta e Nova Olímpia. Em oito anos de vida, a metodologia do Projeto Japuíra, para capacitação em costura industrial, tornou-se referência em Mato Grosso.
 
O Projeto Japuíra nasceu da preocupação da cadeia produtiva do algodão de Mato Grosso com a sua responsabilidade social. A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e o IMAmt, o braço tecnológico da entidade, buscaram desenvolver trabalhos que estimulassem o crescimento socioeconômico no Estado e a proposta do Japuíra surgiu como forma de incentivar o desenvolvimento profissional na área de costura industrial como alternativa para a geração de emprego, trabalho e renda. Os cursos para treinamento e formação de mão de obra, como os do Japuíra, são realizados pelo IMAmt com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews