Silval recebe VLT e diz que "projetos estão acontecendo"
O governador Silval Barbosa, durante a chegada de vagão do VLT em Cuiabá, na quarta-feiraO governador Silval Barbosa (PMDB) recebeu, na tarde de quarta-feira (6), a primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá, no Porto Seco da Capital, no Distrito Industrial.
Ele destacou a importância da chegada do primeiro carro – formado por sete vagões – como parte de um “processo muito maior” de melhora da mobilidade urbana da região metropolitana (Capital e Várzea Grande).
“Os projetos estão acontecendo, é uma construção. O que chegou hoje é parte deste projeto. No total, serão 280 vagões percorrendo a Capital”, afirmou.
O governador deverá conceder entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (8), na Praça das Bandeiras, na Avenida do CPA.
"Os projetos estão acontecendo, é uma construção. O que chegou hoje é parte deste projeto. Ao todo, serão 280 vagões percorrendo a Capital"
No local também estarão os vagões, que irão deixar o Porto Seco logo cedo – após a liberação aduaneira –, em direção ao Centro de Manutenção, em Várzea Grande, onde serão descarregados sobre os trilhos já assentados no local, a fim de passar pela fase de testes dos sistemas de comunicação, iluminação e passagem de energia.
Silval reiterou que Cuiabá será a sede da Copa de 2014 com o maior conjunto de obras.
"Será uma verdadeira transformação da nossa Capital, com um sistema viário praticamente novo", disse.
O governador destacou ainda que este é o primeiro VLT movido a energia elétrica da América Latina e que deverá beneficiar mais de 1 milhão de habitantes da região metropolitana da Capital.
Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), 25 das 40 composições que compõem o VLT cuiabano estão prontas para ser enviadas à Cuiabá.
Fabricados na Espanha, outros quatro carros do VLT devem desembarcar no Brasil já na primeira quinzena de dezembro.
O VLT
Orçado em R$ 1,477 bilhão, a implantação do VLT na Grande Cuiabá – bem como a construção de 12 obras de arte – está sendo realizada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda.
"Será uma verdadeira transformação da nossa Capital, com um sistema viário praticamente novo"
e Astep Engenharia Ltda.
A obra consta na Matriz de Responsabilidades como a solução para a mobilidade urbana da Capital.
O novo modal será implantado nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande (Fernando Corrêa da Costa, Coronel Escolástico, Historiador Rubens de Mendonça, Tenente-Coronel Duarte - Prainha - e XV de Novembro na Capital e FEB, João Ponce de Arruda, na cidade vizinha), totalizando 22 km de extensão.
No trajeto estão previstas obras de artes especiais (trincheiras, viadutos e pontes), além da reestruturação da cobertura do Córrego da Prainha.
Ao todo, serão 33 estações de embarque e desembarque (com distância média de 600 metros entre um ponto e outro) e três terminais de integração, localizados nas extremidades do trecho, além de uma estação diferenciada no Porto, onde também poderá ser feita a integração com o transporte coletivo (ônibus).
Cada composição tem capacidade para transportar até 400 passageiros (por veículo), sendo 72 sentados.
Cada carro do VLT terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros.
Os veículos serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.