2º Fórum de discussão do “Canal do Manso” reúne agricultores e autoridades em Rosário Oeste

Imprimir
+ Cotidiano
Domingo, 11 Agosto 2013 | DA REDAÇÃO
Agricultores e autoridades estiveram reunidos na última sexta-feira (9), no plenário da Câmara Municipal de Rosário Oeste, durante o 2º Fórum de discussão do “Canal do Manso”. O evento foi realizado com objetivo de explanar o projeto para os agricultores da região.
O projeto consiste na implantação do perímetro irrigado da Baixada Cuiabana, levando água da represa do Manso para as áreas rurais da região, através da gravidade, suprindo a principal necessidade dos produtores rurais.
Estiveram presentes o Deputado Federal Valtenir Pereira, comitiva de Jangada formada pelo prefeito Valdecir Kemer, Secretário de Desenvolvimento Rural Esmael Divino e o vereador Roberto da Empaer, além de autoridades de Rosário, Nobres e Acorizal. O Secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad, esteve representado pelo seu assessor, Danilo Zanetti.

O evento foi realizado com objetivo de explanar o projeto para os agricultores da regiãoO evento foi realizado com objetivo de explanar o projeto para os agricultores da região

Os autores do projeto, Carlos Milhomem e o sociólogo Claudemiro Nascimento, avaliaram positivamente o encontro.
Milhomem destacou, em entrevista ao JangadaMT, que o projeto está muito bem encaminhado e que as reuniões com os produtores e representantes de associações é muito importante.
“É de extrema importância estas reuniões com os produtores, para eles terem a dimensão da envergadura deste projeto. Eles são os mais interessados e precisam estar por dentro. O projeto culmina com as necessidades deles. Sabemos que os assentamentos precisam de água. Temos água em abundancia no manso e este canal vai resolver o problema da água nas comunidades”, disse. “O projeto vai transformar a Baixada Cuiabana em um celeiro de produção hortifrutigranjeiro”, acredita Milhomem.
O sociólogo Claudemiro Nascimento disse que o 2º fórum foi muito produtivo. “A presença de mais autoridades e dos produtores rurais, fortalece ainda mais o projeto”, analisou Nascimento.
O Assessor do Secretário Faiad, Danilo Zanetti, disse que acredita que até o final do ano o projeto já esteja em andamento, para no ano que vem as obras iniciarem. Zanetti pontuou que o Governo esta totalmente empenhado no projeto.
A presença dos produtores rurais, que fizeram diversos questionamentos durante o fórum, foi muito elogiada pelo Deputado Federal Valtenir Pereira. Conforme o parlamentar, além de mostrar o projeto, é necessário ouvir os produtores da agricultura familiar, que são os mais interessados. Entusiasmado, Valtenir frisou que o projeto será a redenção da Baixada Cuiabana.
Por conhecer as dificuldades enfrentadas pelos produtores da Baixada Cuiabana, o prefeito de Jangada destacou, ao fim do encontro, que o projeto pode ser a salvação para muitas famílias da região. O prefeito ressaltou que os produtores rurais precisam de incentivos semelhantes a este projeto. “Conheço a realidade doa Baixada Cuiabana, os produtores tem muita vontade de produzir, mas sem água não da para eles trabalharem”, pontuou.
O próximo passo do projeto é uma reunião na Secretaria Nacional da Irrigação, para apresentação técnica do projeto. Participarão do encontro os autores do projeto, além do Deputado Valtenir e a Assessoria da Secretaria de Estado de Administração.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews