Governo quer envolver os 141 municípios na campanha Natal Para Todos

Imprimir
+ Cotidiano
Segunda, 16 Novembro 2015 | Setas-MT

Mato Grosso possui aproximadamente 400 mil pessoas em situação de extrema pobreza. Por esse motivo a campanha “Natal para todos” lançada pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (16.11) tem o propósito de conquistar a adesão dos 141 municípios mato-grossenses.

Coordenada pelo Núcleo de Ações Voluntárias e Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), a campanha conta com a parceria de diversas empresas, instituições e da sociedade organizada.

Os interessados em doar poderão levar os alimentos não perecíveis aos postos de arrecadação que estarão espalhados por todo o Estado até o dia 20 de dezembro, quando a campanha será encerrada junto à edição de Natal do projeto Vem pra Arena.

“Todas as cidades terão pontos de arrecadação. Entre esses locais estão os supermercados, porque temos a parceria Associação dos Supermercados e Associação dos Atacadistas que estão nos apoiando”, explicou a coordenadora da NAV e primeira dama de Mato Grosso, Samira Martins Taques.

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, explicou que as entregas vão ocorrer simultaneamente com as doações e o perfil das instituições e famílias beneficiadas. “A entrega será feita simultaneamente à arrecadação. São casas que lidam com a população mais vulnerável, de crianças e idosos, ongs que trabalham com esse público que também vão se cadastrar. De fato agora vamos fazer um trabalho de reconhecimento melhor, de cadastramento através do NAV".

Segundo o secretário, o número de pessoas na condição de extrema pobreza dobrou nos últimos quatro anos. “O Estado deve fazer o seu papel, mas também precisamos do apoio da sociedade, numa ação voluntária e vitoriosa”, ponderou o titular da Setas.

Para o governador Pedro Taques, a campanha é uma ação significativa e diferenciada. “A ideia é de que não existe mais interesse público ou particular. Existe, sim, interesse social. Não podemos mais separar o Estado da sociedade. Por isso estamos aqui convidando a sociedade para aderir a esta grande campanha”, frisou.

Alessandro Morbeck, presidente da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), ressaltou o diferencial deste ano. “Ficou acertado que todo alimento arrecadado no dia será retirado pelo Exército Brasileiro será levado para o Ginásio Aecim Tocantins e de lá destinado à doação. Portanto, não haverá acúmulo de doações”.

O Lions Clube é uma das dezenas de entidades parceiras. “Nós temos uma legião de voluntários de aproximadamente cinco mil pessoas e todos estarão envolvidas na campanha Natal para todos”, afirmou o ex-governador do clube, Antônio Zaga.

Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, o general de Brigada José Carlos Braga de Avellar, enalteceu a iniciativa do governo. “O Exército Brasileiro tem como ‘lema braço forte e mão amiga’. Portanto, esta é uma oportunidade imperdível de mostrarmos o lado humano do Exército. Fazemos questão de participar desta campanha, grande iniciativa social”.

O arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos de Figueiredo, abençoou a campanha. “Esperamos que essa nossa filantropia, sob os olhos de Deus, desse transforme em amor e comunhão. Esta é uma iniciativa que representa uma grande alavanca para mexer com o mundo, para tornar os corações mais generosos, principalmente neste momento de tantas turbulências”.

Durante o lançamento da campanha, o Colégio Isaac Newton deu uma grande demonstração de responsabilidade social ao doar 3 toneladas de alimentos que foram arrecadados pelos alunos que participaram da edição 2015 da Feira Cultural. Coordenador do Ensino Médio e Pré-Vestibular do CIN, o professor Eden Capistrano justificou a iniciativa. “O jovem deve ter o olhar além da sua realidade e ir de encontro à necessidade do próximo. Por isso há mais de três décadas o Colégio Isaac Newton trabalha dentro da filosofia de preparar o aluno para a vida”.

A campanha conta com a parceria da Defesa Civil, do Lions, Associação dos Supermercados de Mato Grosso, Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores, Rotary Club, Exército Brasileiro, Associação das Primeiras-Damas dos Municípios de Mato Grosso, Maçonaria e Igreja Católica.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews