O papel do Engenheiro Ambiental em épocas de pandemia:

Imprimir
+ Cotidiano
Quarta, 20 Maio 2020 | DA REDAÇÃO
Quando pensamos no momento que estamos vivendo no mundo e no Brasil, nesta pandemia, pensamos em saúde pública, em prevenção, em processamento de dados, em saneamento, em sanidade, em métodos de controle da doença e de higienização pessoal e de ambientes. Quando estudamos microrganismos e suas formas de contágio, quando pensamos em equipamentos de proteção individual e coletiva para proteção das comunidades, quando pensamos na forma de propagação do agente patogênico.
Em épocas assim, a necessidade de equipes multidisciplinares para análises de dados e tomadas de decisões são primordiais e, um profissional que não deve estar ausente desta equipe é o Engenheiro Ambiental ou atualmente com a mudança do título pelo Referencial Curricular do MEC, 2010 (ultimo emitido) o Engenheiro Ambiental e Sanitarista.
Este profissional tendo em sua formação uma base sólida em cálculo, Física, Química e Biologia, com disciplinas como microbiologia, saúde ambiental e pública, estatística, controle de poluição do ar, água e solo, o possibilita poder de análise holística que compreende desde o conhecimento do agente patógeno, seus meios de propagação, métodos de controle e saneantes, incluindo os de higienização pessoal e do ambiente.
O conhecimento em biologia deste profissional o permite se aprofundar no estudo do agente a nível de laboratório e de campo.
Integrando a Biologia ao seu conhecimento em física e química, permite analisar seus meios de propagação no ambiente, na comunidade e nas interações sociais, assim podendo analisar produtos saneantes e métodos físicos de controle de propagação do agente patógeno.
Um profissional que está presente na iniciativa privada e em órgãos públicos, preparado para o bom combate e para aplicar seus conhecimentos para o benefício do Mundo e no nosso caso do Brasil.
Não devemos esquecer obviamente que toda melhor equipe, é aquela multidisciplinar, pois integra conhecimentos de áreas diversas, mas com afinidade ao problema.
Por: Cássio Mesacasa - Engenheiro Ambiental e de Seg. do Trabalho.
Especialista em Perícia, Auditoria, Georreferenciamento e Geoprocesaamento, pós graduando em Eng Sanitária e de Recurso Hídricos.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews