Principais rotas de escoamento de grãos de MT não possuem pavimentação adequada

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+ Agronegócio
Segunda, 26 Agosto 2013 | AGRO OLHAR
Vários foram os problemas logísticos encontrados pela comitiva da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) durante o Estradeiro MT-326, que percorreu a rota na 1ª semana de agosto. Em certos trechos foram analisados e concluídos que, nas principais rotas potenciais de desenvolvimento para o Estado, ainda não há pavimentação nem infraestrutura adequadas para a passagem de caminhões que transportam a produção estadual.

A Rodovia do Calcário, como é conhecido o trecho da MT-326 entre os municípios de Nova Nazaré e Cocalinho, na divisa com o estado de Goiás, possue 112 quilômetros sem pavimentação e é a principal rota para o escoamento dos 950 mil toneladas de calcário produzidas em Mato Grosso. 
Principais rotas de escoação de grãos de MT não possuem pavimentação adequada (Foto: Estradeiro Aprosoja)Principais rotas de escoação de grãos de MT não possuem pavimentação adequada (Foto: Estradeiro Aprosoja)

No relatório formulado pela equipe que compoe o estradeiro é informado que a ineficiência da logística nesse trecho é o principal fator que atua sobre o custo do calcário no estado. 

Trechos
De acordo com o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, desde a última visita, em 2012, durante o Estradeiro MT-158, o trecho teve algumas pontes reformadas, mas o trajeto ainda está muito comprometido. Segundo Vaz, quase 90% das pontes foram revitalizadas, com inserção de ligamentos de ferros, mas só a pavimentação trará melhoria real à logística, e potencializará o desenvolvimento econômico e social da região. 

O trecho, por onde passam cerca de 500 caminhões por dia, já está licitado por meio do programa MT Integrado e foi divido em três lotes, que estão a cargo de empresas diferentes, e que aguardam ordem de serviços e licença de operação para iniciar as obras, com previsão para 2014.

Os trechos visitados pela comitiva do Estradeiro foram a MT-020, entre os municípios de Paranatinga e Canarana, onde 285 quilômetros já estão licitados em oito lotes entre cinco empresas diferentes. Algumas já estão operando e outras iniciaram os trabalhos somente em 2014. Na MT-240, o trecho para pavimentação é de 40 quilômetros, possui algumas pontes revitalizadas e também aguardam ordem se serviço para início das obras. Ambas as licitações fazem parte do MT Integrado. 

Trechos percorridos

O Estradeiro MT-326 percorreu 2.071 quilômetros de Cuiabá a Ribeirão Cascalheira, passando por sete municípios. Foram analisados os trechos da MT-130 entre os municípios de Primavera do Leste a Paranatinga, MT-020 até Canarana, MT-326/MT-158 até a cidade de Ribeirão Cascalheira, MT-158 até o Auto Posto Rei da Estrada, MT-326 até Cocalinho, passando por Nova Nazaré, e MT-158 até Nova Xavantina.

MT Integrado

O programa Mato Grosso Integrado, Sustentável e Competitivo, reúne 56 municípios beneficiados, com 2.414 quilômetros previstos para pavimentação, com previsão de conclusão das obras em 18 meses. O recurso empregado no programa é de 2,44 bilhões, 90% do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), e o restante do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (PROINVEST) e Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR). O objetivo é pavimentar a malha rodoviária estadual, melhorar as condições de segurança e trafegabilidade, e proporcionar a integração de municípios mato-grossenses. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
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