Propriedade rural produz espécie de pequi 'gigante' e gera renda para família em MT

Imprimir
+ Agronegócio
Segunda, 23 Outubro 2017 | G1 MT
Uma espécie de pequi 'gigante' tem gerado renda para a família do produtor rural Vilamir Longo, que mora em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá. Há 15 anos, ele ficou impressionado com o tamanho da fruta e resolve investir na produção. A semente do pequi 'gigante' foi trazida do Parque Nacional do Xingu e, atualmente, a plantação produz cerca de cinco mil quilos por ano.
Vilamir conheceu a fruta 'gigante' através de um amigo. Depois de se impressionar com o tamanho do pequi resolveu investir. A princípio, a ideia era apenas produzir para consumo próprio. O resultado foi tão bom que virou negócio.
A fruta acabou se tornando a principal renda da propriedade. Os frutos são embalados e conservados ainda propriedade e vendidos por R$ 20 cada quilo.
Durante a preparação do pequi para comercialização dá para entender porque a fruta chamou a atenção de Vilamir. A espécie forma quase dois centímetros de polpa e tem quase o dobro do tamanho do pequi normal.
O negócio deu tão certo que a família já ampliou a produção. Em 2013, o produtor rural investiu em um poço de captção para irrigar a plantação e 2,2 mil novos pés. O objtetivo é aumentar em cinco vezes a produção. As novas plantas ficam em uma área de sete hectares e, em algumas, já é possível ver os frutos.
As frutas produzidas em Peixoto de Azevedo são comercializadas em Cuiabá, Sinop e outros estados, como Minas Gerais e São Paulo.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews