Saiba quanto, onde e como é a produção e a comercialização da agricultura familiar em MT

Imprimir
+ Agronegócio
Sexta, 01 Setembro 2017 | OlharDireto
Uma plataforma lançada pelo Governo do Estado na tarde da última quinta-feira (31) promete mapear e detalhar a produção e a comercialização da agricultura familiar em Mato Grosso. Os dados são divididos por municípios e fazem um diagnóstico do setor.
O lançamento da plataforma foi feito durante o 1º Encontro da Agricultura Familiar de Mato Grosso. O evento também contou com o lançamento do O Plano Estadual da Agricultura Familiar de Mato Grosso (PEAF MT), que foi desenvolvido pelo governo com a ajuda de pelo menos 99 municípios e outras 880 pessoas entre fevereiro e abril de 2017.
A expectativa da Secretaria Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso (Seaf – MT) é que tanto a plataforma como o plano possam conduzir gestores municipais durante o processo de elaboração de políticas públicas para o setor.
O plano elaborado pela Seaf valerá até 2030 e deve ser reavaliado a cada quatro anos. O projeto não é capaz de solucionar de uma vez todas as demandas do setor nem apresentar soluções definitivas, como admite a própria Secretaria, mas deve ser usado como um “instrumento orientador” pelo poder público, é o que define a assessoria da pasta.
Os interessados poderão acompanhar a efetividade das diretrizes e ações previstas no plano em seus municípios e territórios pelo link www.seaf.mt.gov.br, por audiências públicas, pelo portal da transparência, pela ouvidoria e telefone 162 e por reuniões locais.
O PEAF é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), em parceria do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Instituto Centro de Vida (ICV), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) e Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – CEDRS/MT.
Plataforma pioneira
Na plataforma da Seaf, pode-se encontrar todas as informações detalhadas e organizadas dos 141 municípios do Estado, no que tange regularização fundiária, crédito, assistência técnica e extensão rural e entre outros. O secretário Suelme Fernandes classifica a ideia como “inédita e pioneira”.  
"Esta será uma plataforma importantíssima para o planejamento das ações referentes à agricultura familiar. Há recursos, há determinação política, há um comando, há uma direção e há um plano. Agora é a hora de colocar esse plano no chão", afirma o diretor-executivo do IPAM-Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), André Guimarães, que também acompanhou o lançamento da ferramenta.
Acesse a plataforma pelo link:  https://agriculturafamiliarmt.firebaseapp.com

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews