Plano Estadual da Agricultura Familiar será debatido em Cáceres

Imprimir
+ Agronegócio
Segunda, 20 Março 2017 | SEAF-MT
Com o intuito de discutir propostas para elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar (PEAF), sociedade civil e poder público se reúnem, nesta terça-feira (21.03), a partir das 8h, no auditório do campus de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O município será o sexto a receber o evento, que já passou por Várzea Grande, Juína, Sorriso, Guarantã do Norte e Querência.
A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) é a entidade responsável pelo plano, e conta com a parceria do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Instituto Centro de Vida (ICV).
Os temas, discutidos por meio de grupos de trabalho, são: Regularização Fundiária e Ambiental, Produção Sustentável, Agregação de Valor e Comercialização, Assistência Técnica e Extensão Rural e Governança, Gestão e Territorialidade.
“A elaboração do PEAF é uma proposição inédita do Governo em dialogar com a sociedade, com o objetivo de nortear a aplicação de recursos públicos de forma orientada. Durante as cinco etapas, mais de 500 participantes contribuíram com propostas para o Peaf, sinal que o Governo dialoga democraticamente com a sociedade civil, Ong’s, indígenas, pesquisadores, entre outros”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Suelme Fernandes.
A Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Rondonópolis, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Consórcio Intermunicipal do Portal da Amazônia, Consórcio Intermunicipal do Alto Teles Pires, Câmara Municipal de Sorriso, Câmara Municipal de Juína, Câmara Municipal de Querência e Câmara Municipal de Cáceres apoiam os encontros regionais.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente por meio do formulário disponível no site da Seaf.
Ao término de todos os encontros regionais, o CEDRS-MT, que é um conselho vinculado à Seaf, fará a seleção final das proposições consideradas prioritárias nos eventos para compor o Plano Estadual de Agricultura Familiar de Mato Grosso.
Os eventos serão realizados em municípios definidos estrategicamente para contemplar todas as regiões do estado. O público-alvo é formado por pequenos produtores e instituições públicas e sociedade civil organizada, ligadas à agricultura familiar mato-grossense.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews