Audiência pública irá debater agricultura familiar em Jangada

Imprimir
+ Agronegócio
Segunda, 16 Maio 2016 | DA REDAÇÃO

O pequeno agricultor ocupa hoje papel decisivo na cadeia produtiva que abastece o mercado brasileiro. Principal responsável pela comida que chega às mesas das famílias brasileiras, a agricultura familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o País.

Com base nestas informações, o deputado Eduardo Botelho (PSB) encaminhou requerimento (nº 148) com o objetivo de realizar audiência pública, no dia 23 de maio, para debater a agricultura familiar no município de Jangada.

“O tema trazido por lideranças locais, será amplamente discutido com demais autoridades políticas, bem como representantes do governo estadual e federal. Trata-se de uma região propícia para este tipo de trabalho”, afirmou o parlamentar

Dados do Ministério da Agricultura mostram que o pequeno agricultor ocupa hoje papel decisivo na cadeia produtiva que abastece o mercado brasileiro, sendo o responsável por mais de 80% da produção de mandioca (87%), de feijão (70%), de carne suína (59%), leite (58%), carne de aves (50%) e milho (46%), o que confirma a forte presença da agricultura familiar na produção.

Outro fator que incentiva os pequenos produtores a investir na agricultura familiar está diretamente ligado as melhores condições de crédito e a ampliação de mercado por meio de programas como o de aquisição de alimentos, a agricultura familiar segue estruturada e com investimentos crescentes.

Vale destacar que na safra 2015/2016, o governo manteve baixas as taxas de juros, que variam entre 2% e 5,5%. Para a região do semi árido, os juros ficaram ainda menores, entre 2% e 4,5%. A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) irá atender a 230 mil novas famílias de agricultores familiares, com foco na produção de base agroecológica.

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews