Governo encerra curso de Doma Racional em Nobres

Imprimir
+ Agronegócio
Segunda, 24 Junho 2013 | ASSESSORIA
A qualificação profissional é de extrema importância para os trabalhadores que buscam a inserção e a continuidade no mercado de trabalho. No campo ou na cidade, os cursos de capacitação ajudam a melhorar a geração de renda das famílias de Mato Grosso. 

Com esse intuito, foi concluída nesta sexta-feira (21.06) mais uma etapa do Projeto Parceria Rural Pecuária, curso de Doma Racional, com ênfase em rédias, no município de Nobres (localizado a 145 Km de Cuiabá). 

A ação é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), que contou com 15 participantes no município. 
Projeto Parceria Rural Pecuária realiza curso de Rédias em NobresProjeto Parceria Rural Pecuária realiza curso de Rédias em Nobres

O objetivo do curso é ensinar o vaqueiro a ter total domínio do animal e facilitar a vida do peão na fazenda, com aulas de montaria, treinamento para ensinar o animal a virar para esquerda, direita, flexão, afim de que ele obedeça o comando do dono, sem uso de violência e de materiais como chicote, relhos ou amarras. 

O curso tem duração de cinco dias, totalizando 40 horas aula. Os inscritos recebem material didático, uniforme, refeição (café da manhã, almoço, lanche e jantar) gratuitamente e certificado ao final do treinamento e o único requisito é que o individuo tenha a maioridade. 

O coordenador do Projeto Parceria Rural Pecuária, Emílio Alves, avalia como positiva a aceitação dos concluintes do curso no mercado de trabalho. “Muitos alunos já saem daqui com emprego garantido e vários cavalos para se colocar as rédias, aumentando assim seu orçamento mensal e melhorando a qualidade de vida de sua família”, explica o responsável pelo curso. 
O objetivo do curso é ensinar o vaqueiro a ter total domínio do animal e facilitar a vida do peão na fazenda, com aulas de montaria, treinamento para ensinar o animal a virar para esquerda, direita, flexão, afim de que ele obedeça o comando do dono, sem uso de violência e de materiais como chicote, relhos ou amarrasO objetivo do curso é ensinar o vaqueiro a ter total domínio do animal e facilitar a vida do peão na fazenda, com aulas de montaria, treinamento para ensinar o animal a virar para esquerda, direita, flexão, afim de que ele obedeça o comando do dono, sem uso de violência e de materiais como chicote, relhos ou amarras

Para Antônio Neto, 44 anos, que durante os cinco dias de curso percorreu 28 km para chegar até o local, a distancia não foi empecilho para o aprendizado. “Essa oportunidade foi ótima para que eu conseguisse aprender mais e com isso conquistar meu objetivo, que é aumentar a renda familiar e dar melhores condições de vida para minha esposa e minha filha que acabou de nascer”, ressaltou. 

O próximo curso de Doma Racional será ministrado na cidade de Colíder (situada a 650 km de Cuiabá), entre os dias 1 a 7 de julho.
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews