Programa capacita trabalhadores rurais de Rosário Oeste e região

Imprimir
+ Agronegócio
Segunda, 05 Outubro 2015 | SóNoticias

Com objetivo de manter os jovens e mulheres no campo, o Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar (Peaaf) promove desde a primeira semana de novembro capacitações voltadas para conservação da biodiversidade, regularização ambiental, desenvolvimento rural sustentável, agroecologia, comunicação e mobilização social. Ao todo, serão ministrados 15 temas ao longo de nove meses para 180 moradoras de assentamentos, comunidades tradicionais e quilombolas de Mato Grosso.

Esse é um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat) e das secretarias estaduais de Trabalho e Assistência Social (Setas), de Educação (Seduc) e de Agricultura Familiar (Seaf). O projeto o conta com o investimento de R$ 750 mil do Fundo Nacional do Meio Ambiente e em contra partidas as prefeituras disponibilizarão espaço, cozinheiras e transporte.

De acordo com a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vania Montalvão, a proposta do projeto é formar agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar. Como os homens são maioria no campo, o órgão ambiental apresentará ferramentas adequadas e produtivas, ou seja, com resultados lucrativos e sustentáveis, para manter essas pessoas no trabalho rural. “Na maioria das vezes o jovem completa o Ensino Médio e vai pra cidade com objetivo de procurar emprego em qualquer área. Eles deixam os pais que envelhecem no campo sem garantia da continuidade desse trabalho. Nossa ideia é justamente o contrário, é valorizar a mulher e também mostrar ao jovem que vale a pena ficar no campo.”

Os cursos serão ministrados para seis turmas com 30 alunos e para mobilizar o maior número de jovens e mulheres interessadas em participar do programa, a Sema já iniciou o processo de sensibilização, mobilização e seleção dos participantes. Nessa etapa, que começou em julho, foram selecionados quatro turmas, uma é composta por moradores das comunidades de Capão Verde, Bahia do Campo, São Benedito, Santa Filomena, localizados no município de Poconé; a outra é do assentamento Forquilha do Manso, de Rosário Oeste; e as duas últimas são do assentamento Antônio Conselheiro, que abrange os municípios de Tangará da Serra, Nova Olímpia e Barra do Bugres.

Segundo Vania, falta ainda selecionar os inscritos da comunidade de Faval, em Livramento, que já foi mobilizada. Na última semana (28 e 29 de setembro), Vania se reuniu com o prefeito do município de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito, os secretários de Meio Ambiente, Agricultura, representantes da Empaer, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do ICV (Instituto Centro de Vida) para apresentar o programa e convidar os moradores dos assentamentos Vida Nova 1 e 2 para participarem da capacitação. Após essa reunião, a secretaria encerra a fase mobilização e parte para etapa de formação.

O curso é gratuito, possui uma carga de 240 horas, com certificação no final. A proposta é trabalhar com aprendizagem baseada na pesquisa-ação participante, na investigação de temas geradores e na educomunicação. As aulas acontecerão uma vez por semana, ao final do curso cada aluno apresentará um projeto de educação ambiental para ser implementado na comunidade. Vai ser selecionado apenas um projeto por turma, esses projetos receberão apoio de até R$ 60 mil do Fundo Nacional do Meio Ambiente para ser executado na comunidade. “Apesar de termos apenas seis projetos para receber o financiamento, queremos possibilitar que os assentamentos possam capitalizar recursos para colocar em prática os outros trabalhos, porque é um meio de promover a geração de renda e incentivos para quem reside nesses assentamentos”.

Além do projeto, cada turma vai poder usar de sua criatividade para elaborar uma campanha de educação ambiental, voltada para a sustentabilidade no meio rural. Vânia informa que o resultado final pode ser qualquer produto do meio de comunicação, como, um jornal ou spot de rádio. 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews